Na manha dessa quarta feira dia 15 de outubro, alunos do 2° e 3° ano do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen tiveram aula de Silvicultura.
A Silvicultura estuda os métodos de melhorar o povoamento ambiental, satisfazendo a necessidade do mercado e com o tempo estudam se métodos de manutenção de forma racional das florestas.
Os estudantes do 2° ano realizaram atividades praticas complementando as aulas teóricas, começaram completando os tubetes com substrato onde depois realizaram a plantação de sementes de arvores nativas.
Já os alunos do 3° ano realizaram apresentação de trabalho. Os alunos Andressa e Jonas tiveram vários processos até chegar no resultado final desejado de sua pesquisa. Eles começaram contando quantas mudas: morreram, possuiam folhas, brotadas , tinha calo e mediram o tamanho das raízes . O calo ocorre de uma desorganização seletiva onde vai ou não ocorrer a raiz. Os dois estudantes tiveram resultado parecidos em suas pesquisas,
Andressa Liberalesco, 17 anos, esta no projeto a partir do segundo semestre deste ano, onde desenvolveu a pesquisa de produção de erva mate por estacas , nos contou sobre o resultado. “Foi um resultado bom pois a propagação por semente levaria seis meses e o método por estacas levou dois meses, onde foi possível enraizar algumas estacas”. Ela também percebeu que as raízes maiores de erva mate eram das mudas brotadas, pode ser que as condições da estufa deixaram as brotar.
Jonas W, 17 anos, trabalha no projeto desde o inicio do ano, no primeiro semestre não se teve um resultado positivo pelo tipo de substrato utilizado e o período frio prejudicou. “Os resultados não foram tão diferentes e a época propiciou o desenvolvimento das sementes”.As mudas desenvolveram muito bem a raiz, as sementes da corticeira do banhado são muito inférteis por isso devesse utilizar a plantação por estacas.
As mudas foram replantadas em outro lugar, e os matérias dos tubinhos descartados.
Os resultados das pesquisas dos projetos geraram um relatório tipo um TCC onde será apresentado a uma banca.
Diane Arend/Da Hora
Deixe um comentário