Conheça os vencedores do 30º Carijo da Canção Gaúcha

O último dia do 30º Carijo da Canção Gaúcha foi marcado, também, pelo 13° Carijinho, que aconteceu durante a tarde.

13º Carijinho reúne artistas infanto-juvenis

O violinista Nicolau Sulzbeck dá início as atividades da noite Foto: Paola Demarco

O violinista Nicolau Sulzbeck dá início as atividades da noite
Foto: Paola Demarco

De noite, foi a vez de assistir novamente as apresentações classificadas para a final e conhecer a grande campeã dessa edição do festival.

Segundo a programação, o Coral da Universidade de Passo Fundo (UPF) se apresentaria, mas eles não puderam comparecer. Em seu lugar, o violinista Nicolau Sulzbeck, encantou a plateia com sua experiência de 77 anos desde que ganhou seu primeiro violino.

Músicas classificadas na ordem de apresentação:

Com vontade de ficar
Ritmo: Toada. Letra e melodia: Romulo Chaves. Interpretação: Nilton Ferreira/Robledo Martins

Canário Campeão
Ritmo: Xote. Letra, melodia e interpretação: Dorival da Silva Godoi.

Ofícios
Ritmo: Milonga. Letra: Silvio Genro. Melodia: Wolmar da Costa Flores. Interpretação: Maurício Rigon/Pedro Flores

Carijo, tempo e memória
Ritmo: Vanera. Letra: Nenito Sarturi. Melodia: Halber Monteiro Lopes. Interpretação: Nenito Sarturi/Valdomiro Maicá.

Pelas rondas do carijo
Ritmo: Milonga. Letra, melodia e interpretação: João Quintana

Milonga pra dom Vilmar
Ritmo: Milonga. Letra: Jorge Costa Melo. Melodia: Jorge Costa Melo/Adão Quintana Vieira. Interpretação: Daniel Torres.

Nos bailes de fundo de campo
Ritmo: Vaneira. Letra: Luis Gustavo Foresti/Angelino Rogerio. Melodia e interpretação: Angelino Rogerio.

Nos braços de quem foi passado
Ritmo: Canção. Letra: Bianca Bergman. Melodia: Aline Ribas. Interpretação: Maria Helena Anversa.

O outro lado da porteira
Ritmo: Milonga. Letra: Adão Quevedo. Melodia e interpretação: Cleiber Rocha.

Feitiço de ervateiro
Ritmo: Chamarra. Letra: Caine Teixeira Garcia. Melodia: Joni André Severo Rugnitz. Interpretação: Daniel Cavalheiro

Onde habita a luz
Ritmo: Milonga canção. Letra: Cristiano Sonntag. Melodia: Gustavo Tomazi Zart. Interpretação: Roberta Soares.

Ronco de alerta
Ritmo: Bugiu. Letra: Marcelo Carvalho. Melodia: Cleiton Santos/Jaime Brum Carlos. Interpretação: Cleber Brito/Glauber Brito.

Das ganhas e das perdidas
Ritmo: milonga. Letra e melodia: Sabani Souza. Interpretação: Leonardo Paim

Só uma flor
Ritmo: Milonga. Letra: João Ari Ferreira. Melodia: Miguel Marques. Interpretação: Chico Paim

Com sabor de chimarrão
Ritmo: Mazurca. Letra e Melodia: José Ricardo Maciel Nerling. Interpretação: José Ricardo Maciel Nerling e Aurélio Moraes

Milonga de espera
Ritmo: Milonga. Letra e Melodia: Mário Barros. Interpretação: Flávio Hanssen

Foto: Cleusa Jung

Enquanto os jurados definiam os vencedores, o público pode apreciar o show de intervalo com Parelha, uma parceria entre Cristiano Quevedo e Erlon Péricles, músicos que tem cerca de 20 anos de carreira.

Confira as premiações do 30º Carijo da Canção Gaúcha:

Trófeu origens – RBS TV – Músico destaque do evento: Francisca Rogério, Dona Chica (Nos bailes de fundo de campo)

Troféu Chimarrão – Melhor intérprete: Maria Helena Anversa (Nos braços de quem foi passado)

Troféu sapecador – Melhor instrumentista: Douglas Umagel (Nos braços de quem foi passado, violinista)

Trófeu cancheador – Melhor arranjo instrumental: Das ganhas e perdidas (Sabani Souza)

Troféu Soque de Erva – Melhor arranjo vocal: Pelas rondas de carijo (João Quintana)

Troféu Carijo – Melhor trabalho poético: Nos braços de quem foi passado (Bianca Bergman e Aline Ribas)

Troféu Mozart Pereira Soares – Melhor trabalho sobre a história de Palmeira das Missões: Milonga pra Dom Vilmar

Troféu Palmeira das Missões – Melhor Tema Ecológico: Ronco de alerta

Troféu Música mais popular (escolha realizada por votação da imprensa): Nos bailes de fundo de campo

Troféu Cevadura – Melhor composição sobre a temática da erva-mate: Feitiço de ervateiro

Troféu Erva-Mate – Terceiro Lugar: Nos braços de quem foi passado

Troféu Tarefeiro – Segundo Lugar: Das ganhas e perdidas

Troféu Soldado Pé-no-Chão – Primeiro Lugar: Carijo, tempo e memória

O 30º Carijo da Canção Gaúcha chega ao fim após cinco dias desse evento que reúne música, culinária, comércio e cultura. Cerca de 120 mil pessoas passaram pelo Parque Municipal de Exposições nos cinco dias do evento.

Eduarda Wilhelm / Agência Da Hora