O Festival contou com mais de 200 inscritos e teve grande movimentação de visitantes
No dia 20 de junho aconteceu na Escola Cardeal Roncalli de Frederico Westphalen, a 5° edição do Festival Atena. O evento teve início às 9 horas da manhã e suas atividades encerraram-se após a meia noite. O Festival contou com mais de 200 inscritos nas diversas categorias de competição e amostra.
O evento tem o objetivo de fomentar e valorizar a produção artística da região. A iniciativa é da ACA – Associação Cultural Atena de Frederico Westphalen, uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que busca promover atividades culturais, educacionais e apoia e incentiva formas de manifestação da cultura popular.
Samba Sané, fundador da associação, fala que o primeiro e principal objetivo é formar a cultura e o segundo, valorizar os artistas da região. “Nós sabemos que têm muitas pessoas que sabem cantar, que sabem dançar, que tem muito talento, mas que não tem oportunidade. Então, o festival vem justamente promover para essas pessoas que tem talento e que precisam de oportunidade”, comenta.
Samba também conta que “a tendência do festival é crescer mais, valorizar mais a cultura local e regional. E consequentemente, o propósito é transformar o evento em um programa de nível de estado, em um festival de inverno que vai unindo as diversas culturas que existem na região: arte, dança, musica, canção e tudo que nós temos de bom e trazer isso para esquentar o inverno”.
O evento teve como categorias de competição: dança, música e fotografia, num total de 5.600 reais em prêmios entregues. Além disso, o festival também contou com mostras de cinema, literatura, desenho, moda e pintura. Devido ao aumento de inscrições, o número de categorias de competição foi reduzido, tendo um valor maior na premiação. Os ganhadores do Festival Atena desse ano foram:
Dança Junior Solo/Duo:
1º lugar: Vitor Augusto Machado;
2º lugar: Caroline Menegusso.
Dança Junior Trio/Dupla:
1º lugar: Pettit Ballet;
2º lugar: Estudio Juliana Saraiva.
Dança Senior Solo/Duo:
1º lugar: EAT – Educação é Arte Também;
2º lugar: Eloísa Sampaio.
Dança Senior Trio/Grupo:
1º lugar: EAT – Educação é Arte Também;
2º lugar: Cras Terceira Idade Erval Seco.
Música Junior Solo/Duo:
1º lugar: Augusto Theodoro da Costa;
2º lugar: Edson João.
Música Junior Trio/Grupo:
1º lugar: AABB Comunidade.
Música Senior Solo/Duo:
1º lugar: Mateus François Wahlbrinck;
2º lugar: Idenio Portes da Silva.
Música Senior Trio/Grupo:
1º lugar: Bastard Temple;
2º lugar: Vitória e Grupo.
Fotografia:
1º lugar: Lucas Marcon Mello;
2º lugar: Eliandro Niderstrasser.
Atenitas, Destaques da Mostra:
Desenho: Larissa Silva;
Pintura: Igor Younes Prá;
Cinema: Marcelo Silva.
Vitor Augusto Machado de sete anos, surpreendeu os presentes dançando a coreografia Kriminal, da música Smooth Criminal de Michael Jackson. Ele venceu a categoria dança júnior solo duo e contou, junto com o pai emocionado, Clairton Jackson Machado, que este foi o primeiro Festival do qual participou, que dança desde os três anos de idade e pretende ser dançarino.
Cândido Assiz, que veio prestigiar o evento pela segunda vez comenta sobre o festival: “É muito bom, é culturalmente fantástico, é uma oportunidade que as pessoas têm de participar e também revelar valores. Então, estão de parabéns, o festival é muito bom!”.
Samba Sané ainda ressalta que o movimento do festival foi grande “Desde a manhã até agora à noite, a sala sempre esteve cheia. Comparado ao ano passado, esse festival está bem avançado em termos de público. Superou e muito o ano passado e a tendência é crescer mais”.
Taiz Richter / DaHora
Julia Saggioratto / DaHora
Deixe um comentário