Campus UFSM/FW terá coleta de sangue dia 8 de junho

foto 1

Hemocentro precisa dos tipos sanguíneos ‘O’ positivo e negativo. Créditos: Adriano Dal Chiavon

A Secretaria Municipal de Saúde de Frederico Westphalen, em parceria com o Hemocentro de Palmeira das Missões, realiza a cada dois meses coleta de sangue em FW.  De acordo com a secretária Municipal de Saúde, Suzan Cristini Milani, a próxima edição será realizada no dia 8 de junho, na Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen (UFSM/FW). “o Hemocentro de Palmeira das Missões voltará para FW, mas para coletar sangue dos estudantes da UFSM. Esta edição será exclusiva para os acadêmicos e irá ocorrer no campus da universidade”.

Neste mês, a campanha foi realizada no último sábado, 14 de maio, e contou com uma centena de doadores.  As coletas ocorreram durante a manhã e pela parte da tarde, no Hospital Divina Providência (HDP). Segundo a secretária Suzan, esta foi a maior campanha já realizada no município. “Tivemos 105 pessoas atendidas, sendo coletadas 84 bolsas de sangue. Este foi o menor índice de rejeição de todas as campanhas já realizadas” O índice de rejeição é a quantidade de pessoas não se encaixam nos pré-requisitos e acabam não podendo realizar a doação.

Entre os doadores esteve a frederiquense Vera Cancian. Doadora assídua há muitos anos, Vera destacou o prazer que sente em doar sangue. “Acredito que quando ganhamos de graça, precisamos ajudar as pessoas. Sinto uma alegria e uma satisfação muito grande em doar. Doar é uma forma de agradecer a Deus. Tem uma frase que gosto de usar, que é dai de graça o que recebestes de graça”.

Hemocentro precisa dos tipos sanguíneos “O”

De acordo com o enfermeiro do Hemocentro de Palmeira das Missões, Pablo Reginatto, o banco de sangue necessita dos tipos sanguíneos O. “Nossa maior demanda é do tipo sanguíneo O positivo, porém, também precisamos ter muito em estoque do tipo O negativo, por ser universal”, informou o enfermeiro.

O profissional da saúde também elencou a importância das coletas externas ao Hemocentro de Palmeira das Missões. “As coletas externas são muito importantes porque são as responsáveis por manter nossos estoques, pois, se dependesse apenas das pessoas que vão até o hemocentro, estaríamos em uma situação bem complicada”, declarou Reginatto.

recomenda

 

 

 

 

 

 

recomenda 2

 

 

 

 

 

 

Respeitar os intervalos para doação:

» Homens – 60 dias (máximo de 04 doações nos últimos 12 meses).

» Mulheres – 90 dias (máximo de 03 doações nos últimos 12 meses).

Para mais informações acesse http://www.hemocentro.rs.gov.br. Neste link, você encontra os procedimentos necessários e endereço de hemocentros de todo o Estado do Rio Grande do Sul.

Adriano Dal Chiavon – Agência da Hora

Bruna Bonadeo – Agência da Hora

             

About Agência Da Hora