União Frederiquense amarga a última posição no quadrangular final da Divisão de Acesso 2016
Depois de uma formidável primeira fase e de um pentagonal bastante disputado, o União Frederiquense pode, enfim, disputar o segundo acesso consecutivo em três anos para a elite do Gauchão. A primeira fase começou turbulenta, a sequência de maus resultados respingou na demissão do técnico Marcelo Caranhato e na dispensa de boa parte do grupo. Daniel Franco assumiu o comando da equipe e junto com ele vieram reforços pontuais que ajudaram o grupo a classificar para a segunda fase com duas rodadas de antecedência e na sequência a tão esperada vaga no quadrangular final.
Contextualizando
Essa fase do quadrangular conta com quatro equipes, além da União com 2 pontos em 3 partidas realizadas, disputam ainda Caxias com 8 pontos em 4 jogos, Brasil de Farroupilha com 3 pontos em 3 partidas e Pelotas com 4 pontos em 4 jogos.
Essa etapa é dividida em dois turnos e disputada no formato de pontos corridos, jogando todos contra todos e no final quem pontuar mais fica com o título da Divisão de Acesso e com a vaga para a “Primeirona”.
A presa do Leão
O Tricolor Frederiquense tem apenas 5 anos de existência, conseguiu seu primeiro acesso no ano de 2014, tendo disputado a primeira divisão no ano passado, o que culminou no seu rebaixamento. Em 2016 o time entrou com o intuito de voltar para a Série-A , conseguiu chegar até a última fase, mas agora pena para subir.
O primeiro jogo do quadrangular foi contra o Pelotas em casa, num jogo onde o União dominou a partida, mas acabou pecando pela falta de finalizações e perdeu o jogo por 1ª0 numa cobrança de falta. Na sequência o time viajou a Caxias do Sul enfrentar o time Grená e arrancou um resultado positivo, empatou trazendo um ponto para Frederico Westphalen. O último jogo do primeiro turno não foi bom para o Leão, um empate em casa contra o Brasil de Farroupilha, o que causou um distanciamento do líder Caxias.
Para o União -que enfrenta ainda o Brasil de Farroupilha Fora de Casa no próximo domingo, e depois pega o Caxias no Vermelhão e o pelotas na Boca do Lobo- resta vencer todas as partidas para chegar a 11 pontos e ainda assim torcer por uma derrota do Caxias diante do Brasil na última rodada. É difícil, mas matematicamente ainda é possível um acesso do time frederiquense.
Tem caçador no Safári
O Caxias é a equipe que está com uma maior folga na competição, basta vencer a próxima partida e empatar a outra, caso não haja vencedores no jogo entre União e Brasil o time da serra ficaria com o título antecipado. O Pelotas precisa vencer seus jogos para chegar a 10 pontos e torcer por um tropeço do Caxias. Para o Brasil de Farroupilha a situação é menos complicada, como tem um jogo a menos e ainda enfrentará o Caxias, basta vencer seus jogos e ficará com a vaga.
De todos os clubes o União é o time que mais depende de resultados paralelos, como não venceu nenhuma em casa até agora, precisa obrigatoriamente buscar esses 9 pontos a todo custo e ainda torcer por um tropeço da equipe de Caxias do sul.
Confira aqui a Classificação e a tabela de jogos (CLIQUE NAS IMAGENS PARA AMPLIAR):
Mateus Zardin
Acadêmico do 7º semestre de Jornalismo e Bolsista da Agência da Hora


Deixe um comentário