Telefones recertificados são alternativa sustentável

telefonesCom os altos impostos sobre os produtos importados, tornou-se mais comum a venda de celulares recertificados. Neste processo, os aparelhos com defeito de fábrica são devolvidos para a companhia, consertados e revendidos em sites por preços menores que os originais. Atualmente, com a agilidade com que as empresas lançam novos produtos, é comum que alguns deles acabem chegando às lojas com defeitos.

Uma alternativa foi criar um site onde esses celulares possam ser vendidos novamente. O empreendimento se realiza da seguinte forma: é postada uma fotografia do produto com uma breve explicação do problema anterior e qual foi o procedimento para saná-lo. Dessa forma, o consumidor já compra a mercadoria ciente dos defeitos que ela apresentava.

A estudante de medicina veterinária Isabele Tobin Aita, 19 anos, conheceu o site Saldão da Informática e comprou o produto por R$ 1.300,00. “No início fiquei um pouco receosa, mas já faz 7 meses e ele não apresenta nenhum problema”.

A recertificação reduz o lixo eletrônico e, com isso, diminui os problemas ambientais agravados pela prática da obsolescência programada, pela qual os produtos saem da fábrica com um prazo de validade pré-determinado.

Denise Ferst, Laura Bucholz, Isadora Sant Anna e Emily Calderaro – acadêmicas de jornalismo.

About Agência Da Hora