Solos em debate: Frederico Westphalen sedia a XI Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo

Frederico Westphalen (RS) sediou, dos dias 31 de agosto a dois de setembro, a XI Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo (XI RSBCS 2016), que se vinculou, nesta edição, com a segunda edição da Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos. Essa é uma realização do Núcleo Regional Sul (NRS) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), que abrange o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e da Universidade Federal de Santa Maria, com a organização da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI-FW) do Instituto Federal Farroupilha, campus de Frederico Westphalen.

A abertura oficial da Reunião aconteceu no Campus frederiquense da URI-FW, com o tema “Qualidade do Solo & Ambiente de Produção”. Estiveram inscritas 425 pessoas para o evento, sendo 220 alunos de graduação, 119 alunos de pós-graduação e 85 profissionais. Na reunião, houve apresentações de trabalhos científicos na forma de pôsteres, conferências e painéis, reuniões das sessões técnicas da SBCS e a assembleia geral, além do lançamento da Nova Edição do Manual de Adubação e Calagem, com Leandro Souza da Silva.

Ademais, os inscritos na Reunião puderam prestigiar palestras durante todos os dias do evento, iniciando dia 31, com a presença de Fatima Maria de Souza Moreira, da presidência d SBCS, falando sobre a qualidade de solos nos ambientes de produção. Também com o Dr. João Kaminski falando sobre a trajetória da Ciência do solo no estado do RS e SC. Já o dia primeiro teve a presença de Cimelio Bayer, da UFRGS, falando sobre a Dinâmica do Carbono no Ambiente de Produção, Dr. Luciano Colpo Gatiboni, da UDESC – Lages, falando sobre os Limites Críticos Ambientais de Fósforo no Ambiente de Produção, Dr. Edson C. Bortoluzzi, da UPF, falando sobre a Qualidade do Ambiente de Produção, e Jean Minella, da UFSM, falando sobre Perdas de Solo e Água no ambiente de produção. No último dia houve uma palestra sobre difusão do conhecimento para a qualidade do ambiente de produção, com Paulo Roberto Ernani, e finalmente, a assembleia.

lançamento da Nova Edição do Manual de Adubação e Calagem, com Leandro Souza da Silva. Foto: Julia Caroline Geib

lançamento da Nova Edição do Manual de Adubação e Calagem, com Leandro Souza da Silva. Foto: Julia Caroline Geib

No dia 29 de agosto, contudo, iniciou a Competição Sul Brasileira de Identificação de Solos, no campus frederiquense da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-FW). Para o evento, cada Instituição, contanto que pertencente a SBCS-Núcleo Regional Sul, pôde inscrever até duas equipes com quatro competidores cada para participar da Competição, que encerrou dia 30. Dentre elas, estiveram presentes alunos da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus de Cerro Largo, e claro, da UFSM, campi de Santa Maria e Frederico Westphalen.

 

A Competição teve como vencedores a Universidade Federal de Santa Maria em ambas as provas. A premiação foi dia 31, juntamente com a abertura oficial do evento, na URI-FW. Vale ressaltar que na primeira edição do evento, inédita no Brasil até então, foi realizada em maio de 2015 no campus da UFSM de Santa Maria, tendo como vencedores do primeiro lugar, tanto individual como por equipes, alunos da UFSM, e alunos da Universidade Federal de Santa Catarina ficaram com os segundos e terceiros lugares.

Para acompanhar a galeria completa do evento acesse o link: https://www.facebook.com/agenciadahoraufsm/photos/?tab=album&album_id=664378103714336

 

 Julia Caroline Geib e Leila Fachinetto

Acadêmicas de Jornalismo e voluntárias da Agência Da Hora 

About Agência Da Hora