Poucos dias após a confirmação do impeachment de Dilma Rousseff, o Senado Federal, por meio do portal e-Cidadania, realizou uma consulta pública referente a Proposta de Emenda a Constituição (PEC), que sugere novas eleições presidenciais em outubro deste ano.
A PEC é uma proposta do senador Walter Pinheiro em conjunto com outros senadores que afirmam que o impeachment não é a solução. Este conjunto de senadores defendem que, para ter credibilidade novamente, um novo governo deveria ser eleito. O texto da proposta de emenda prevê que, se o número de votos em favor da realização de nova eleição for igual ou superior à maioria dos votos válidos, o TSE convocará a nova escolha para presidente da república, 30 dias após a proclamação do resultado do plebiscito.
A votação é aberta a toda a população e, até a manhã de terça-feira (6), foram registrados mais de 189 mil votos a favor e mais de 15 mil votos contrários a nova eleição. O texto da PEC também prevê que, se o número de votos a favor predominar, a nova eleição presidencial deverá ser realizada no mesmo período das eleições municipais.
Deixe um comentário