O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França, em 1997, e todos os anos, durante o dia 22 de setembro, promove atividades em várias cidades do mundo, fazendo com que as pessoas deixem de lado os seus automóveis e utilizem meios alternativos para sua locomoção, como bicicletas, skate e a tradicional caminhada. Em Frederico Westphalen, o evento ocorreu nesta manhã, e reuniu dezenas de pessoas na Praça da Matriz.
A atividade começou por volta das 6h30, com um alongamento coletivo ministrado por profissionais de Educação Física, no Largo Vitalino Cerutti. Após prepararem o corpo para a longa caminhada que viria, os participantes se dirigiram a pé e em suas bicicletas, passando por partes específicas da cidade, como escolas e universidades. O trajeto começou na Praça e seguiu em direção à UFSM-FW, passando pelas escolas Cardeal Roncalli e José Cañellas e pela Universidade Regional Integrada do Médio-Alto Uruguai e das Missões- URI, além de uma parada para hidratação no Pólo da mesma universidade, localizado na Linha Faguense.
A ação faz parte do Setembro Verde, evento organizado pelo grupo Recicla Frederico, que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso do automóvel e seu alto índice de poluição, além de mostrar formas alternativas e saudáveis de locomoção para as pessoas, segundo a organização do evento.
Ao final do percurso de quase 8 quilômetros, os participantes foram recebidos com um café da manha servido no Restaurante Universitário do Instituto Federal Farroupilha, que também servirá de ponto de partida para o retorno ao centro da cidade, que acontecerá por volta das 16h.
Confira nossa galeria de fotos no Flickr: https://www.flickr.com/photos/141566224@N05/sets/72157674130576826/with/29227448473/
Mateus Zardin, Bolsista da Agência Da Hora


Deixe um comentário