Setembro Verde tem atividade na Praça da Matriz

Seguindo as atividades promovidas pelo projeto Recicla Frederico em alusão ao Setembro Verde-momento de conscientizar as pessoas sobre a preservação do meio ambiente- aconteceu na tarde de hoje o Dia Verde, que reuniu diversas pessoas na Praça da Matriz de Frederico Westphalen para debater sobre o tema.

Atividade contou com uma roda de conversa sobre meio ambiente. Foto: Mateus Zardin/ DaHora

Atividade contou com uma roda de conversa sobre meio ambiente. Foto: Mateus Zardin/ DaHora

O evento começou por volta das 14h30 com uma roda de conversa que contou com professores e alunos das universidades com representação na cidade de Federico Westphalen, além da presença do prefeito municipal Roberto Felin Jr. que, na companhia de um engenheiro da prefeitura, respondeu perguntas dos participantes da conversa e também de algumas pessoas que assistiam o evento.

O bate papo tratou de temas como saneamento básico, tratamento de esgoto e coleta seletiva de lixo, além de outros temas ligado a questão ambiental. Também foi pauta o dever da prefeitura nestes quesitos e o papel das universidades no engajamento em projetos ambientais do poder público.

Além disso, algumas atividades paralelas de entidades parceiras do projeto também aconteceram e compuseram esse dia de conscientização. Alunos do 6º semestre de Jornalismo da UFSM promoveram o chamado Brechó do Bem, com a comercialização de roupas, doces e também cama elástica para as crianças. No clima da educação, participantes do Lions Clube e alunos do Instituto federal farroupilha realizaram uma exposição com doação de livros usados.

O dia contou também com um brechó e distribuição gratuita de livros .

O dia contou também com um brechó e distribuição gratuita de livros .

O Interact Club, que pertencente ao Rotary Internacional e é formado por jovens de 12 a 18 anos , estava presente no evento promovendo sua campanha de vacinação contra a Poliomelite. Quem esteve presente também foi o Sesc, que na ocasião, realizou uma distribuição de mudas de árvores para participantes do evento e também motoristas que trafegavam na rua do comércio.

Dentro do projeto, ainda foram ofertadas oficinas de origami, artesanato e também um palco cultural com declamação de poesias, dança e música a partir das 18h30, fechando o dia de atividades.

Mateus Zardin-Bolsista da Agência Da Hora

About Agência Da Hora