No fim da tarde do dia 31 de março, o professor do curso de Direito da URI, Daniel Pulcherio Fensterseifer, lançou seu livro “Varas da dependência química no Brasil: Um debate realizado a partir de observações da experiência canadense com Drug Treatment Courts” na Vitrola, em Frederico Westphalen.
O livro discute alternativas penais para dependentes químicos que cometem pequenos delitos sob efeito de drogas ou que cometem crimes a fim de sustentar seu vício, dando enfoque mais humanizado ao dependente, tratando-o como doente e sugerindo tratamento, ao invés de processo criminal.
A obra, resultado de pesquisa em Toronto, no Canadá, e também em Porto Alegre, traz ao público a experiência do tratamento como alternativa ao defasado sistema penal brasileiro, oferecendo ao acusado melhor qualidade de vida, visando a diminuição da criminalidade e dos custos ao Estado.
Durante a sessão de autógrafos, Daniel conversou com os convidados a respeito do tema e da aceitação do programa, sugerindo a implantação no do mesmo no país.
Thaise Brião / DaHora
Deixe um comentário