(28/04) Começa o II ERA Sul em Frederico Westphalen

Na manhã deste último sábado, 28, iniciou o II ERA SUL (Encontro Regional de Agroecologia). Por volta das 10h30min, em uma manhã chuvosa que não afetou a participação dos acadêmicos nas dependências do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, reuniram-se também autoridades e agricultores.

Marcelo Leal durante a abertura do II ERA Sul. Foto: Adilvane Spezia

No ato de abertura, compuseram a mesa o diretor do CAFW, Fernando de Cristo; o representante da EMATER, Milton Rossetto; o coordenador Regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural – RS, Valmir Michels; o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores e da Via Campesina, Marcelo Leal e a representante da Comissão Organizadora Mauren Buzzatti.

A escolha do tema foi destacada pelo representante da Emater, que afirmou que o evento irá gerar um debate sobre o assunto que está em destaque na região: a Agroecologia. Milton Rossetto afirma que entre 10 e 12 anos atrás houveram investimentos em ação conjunta para se estabelecer políticas públicas, linhas de crédito (custeio, investimento) na tentativa de incentivar os agricultores para que busquem práticas mais sustentáveis, optando assim em estabelecer a transição para a Agroecologia. O qual foi um projeto curto, mas que em breve, haverá novamente um incentivo de forma gradativa nesta área, buscando capacitações e investimentos na agricultura familiar, dialogando com os conhecimentos dos agricultores.

“Por que estamos aqui?” foi o questionamento levantado por Marcelo Leal, que fala do modelo de educação nas universidades, apontando que este não dá conta de atender os desafios da sociedade, relembrando a luta pelos espaços de formação. “Por isso da necessidade de nos reunirmos, discutir a Ciência da Agroecologia”, afirma o representante do Movimento dos Pequenos Agricultores.

Mauren Buzzatti destaca a importância de todos aproveitarem o encontro para esse aprofundamento na Ciência da Agroecologia. Para que isso seja possível, ela destaca os acordos firmados entre o CAFW e a Comissão Organizadora em nome de todos os participantes do II ERA Sul, para o bom funcionamento do evento.

Participaram também os agricultores da região e mais de 300 estudantes dos cursos de Agronomia, Geografia, Direito, Ciências Sociais, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Tecnólogo em Agronegócio, Enologia (que é o estudo do vinho), Zootecnia, Licenciatura em Ciências da Natureza, Nutrição, Biologia, História, Engenharia Florestal, Enfermagem e Jornalismo, vindas das seguintes Universidades: UFRGS, UFPR, UNIPAMPA, UNIJUÍ, UFU, UFFS, UFSM, UEL E UFPEL. Além disso, estiveram presentes representantes dos estudantes da Colômbia.

O encontro segue até o dia primeiro de maio, com oficinas e painéis que completam a programação deste encontro que traz com tema principal a Agroecologia como Ciência.

Adilvane Spezia e Andreia Primaz Eckhardt / Da Hora

OBS: matéria enviada originalmente pelas autoras às 8h53 de 28/04, mas postada apenas posteriormente pela equipe da Agência Da Hora por problemas técnicos.