A 17ª Expofred conta com 3 pavilhões com stands de produtos e valores diversos. Ao passear pela feira, constata-se grande movimentação nos espaços onde os visitantes podem interagir com os produtos mais modernos e tecnológicos, que despertam a curiosidade dos visitantes e prendem a atenção dos mesmos.
Ao conversar com alguns expositores nota-se que nem sempre os equipamentos mais atraentes são de fato os mais comercializados. Neste caso, a intenção principal de participar da feira é a divulgação dos produtos e da empresa em si.
O expositor de climatizadores Jaime Taukatch conta que veio para a feira com 4 peças da empresa. As lareiras elétricas 3D fazem o maior sucesso entre os visitantes, mas, segundo ele, o verdadeiro lucro é o contato com o público que pode vir a possibilitar vendas futuras.
No setor de confecções, a loja Florence, da cidade de Flores da Cunha, trouxe para a feira 450 peças, entre casacos de couro, lã batida e moletons. O proprietário do estabelecimento, Rodrigo Monardi, afirma que o investimento total para participar da Expofred foi de mais de 4 mil reais, incluindo o espaço do stand para a exposição e custos pessoais como alimentação, hospedagem e transporte.
A questão é que, em termos de variedade de produtos, a feira oferece bastantes opções. Os artigos variam de móveis, equipamentos para carros e itens de decoração, como é o caso da loja Menawan, de Frederico Westphalen . O proprietário Alan Alonso explica que, pelo fato da loja ter apenas 1 ano e 3 meses, a divulgação é mais importante do que o lucro em si. Com uma linha esotérica decorativa, os produtos são vendidos pelo proprietário e sua esposa, e em dias de forte movimento, como no domingo, tem o auxilio de mais uma funcionária.
O investimento do empresário passa de 2 mil reais, mas salienta que por ser da cidade os gastos pessoais com alimentação e deslocamento são mínimos.
Já o estande da Orquestra Continental, da cidade de Itapiranga-SC, que custou cerca de R$1.350,00 , tem como foco principal da participação na feira a divulgação da banda, além da venda de CDs e DVDs e possíveis contratos para shows. Isolde Corbes, responsável pelo espaço, informa que, apesar de ser a primeira participação em uma Expofred, a Orquestra já participou este ano de outras 5 feiras divulgando seu trabalho nos 3 estados do sul do país.
Com 5 dias de expofred, os vendedores esperam o fim da feira para obter um balanço geral das vendas. Contudo, a divulgação de seus produtos está garantida.
Rafael Franceschet e Thaise Brião / Da Hora
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