Alunos prestigiaram ontem primeira noite do II Simpósio de Agronomia

Representante do DPA , Clayton Coutinho, falando sobre Competitividade do Leite. Foto: Alessandra Weiler.

Às 19 horas de ontem, dia 22 de maio, teve início o II Simpósio de Agronomia, no Auditório da Escola Estadual Roncalli, organizado pelo PET de Agronomia da UFSM – Frederico Westphalen, que se estende até hoje à noite. O professor Vanderlei Rodrigues da Silva, tutor do Grupo PET de Agronomia, deu início ao evento mostrando o trabalho que vem desenvolvendo juntamente com o grupo. Os assuntos da noite foram Tecnologias e Inovações para a Cultura do Milho, com José Fernando Malta Herzog, representante da PIONEER Sementes, e a Competitividade de Lácteos, com o palestrante representante do DPA Clayton Coutinho.

Na primeira palestra, Herzog destacou a tecnologia genética do milho, o melhoramento na cultura do grão, entre outros. Às 20h45 houve intervalo de trinta minutos, onde os estudantes puderam discutir o assunto que acabara de ser tratado, para logo em seguida fechar a noite com a palestra de Coutinho, que trouxe para discussão o incentivo à sustentabilidade e motivação ambiental para a produção do leite, qualidade do leite, novas formas de negociação e assim por diante.

José Herzog, representante da PIONEER, em sua palestra a respeito de Tecnologias e Inovações do Milho. Foto: Alessandra Weiler.

Segundo uma das organizadoras do evento, Laila Drebes, integrante do grupo PET de Agronomia, “ano passado o evento era bem mais restrito, este ano superou as expectativas, praticamente dobrou o número de inscritos”. Laila ainda salienta que espera para hoje um número ainda maior de público presente no evento.

Se inscreveram para o evento alunos do curso de Agronomia, em maior parte, alunos do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, egressos da universidade e produtores rurais. “O ano passado o número de inscritos foi de 100 alunos, neste ano se inscreveram 160 pessoas”, relatou Vanderlei, enfatizando que superou a expectativa. O professor ressaltou ainda que as palestras ofertadas neste ano são todas de alto padrão, o que é muito produtivo para os que se fizeram presentes no Simpósio.

O II Simpósio de Agronomia termina hoje, com início às 19 horas, no mesmo local, com temáticas como Manejo de Pastagens em Vazio de Forrageiros e Eficiência e Qualidade na Semeadura.

Alessandra Weiler / Da Hora