Nos dias 15 e 16 de setembro, no CTG Veteranos da Tradição de Derrubadas, foram apresentados trabalhos desenvolvidos pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas. Na sexta-feira, os trabalhos envolveram especificamente as danças do RS, representando as mais diversas etnias que formam o povo gaúcho, dentre elas a alemã, a italiana, a polonesa, entre outras.
Segundo o diretor da escola e também Patrão do CTG, Gildo Martens, o tradicionalismo é tema frequente dentro da escola o ano todo. Durante a Semana Farroupilha de 2011, a escola definiu, em Congresso, o tema principal, “Nossas Raízes”, que abrangeram outros temas, como os Jesuítas; as Charqueadas; a colonização feita por alemães, italianos, poloneses; as Revoluções Farroupilha e Federalista; entre outros.
“É importante preservar nossas tradições, porque o gaúcho não nasceu ‘pronto’, ele é fruto de um desenvolvimento social e cultural e de um cruzamento de diversas culturas, adquirindo uma identidade própria”, enfatizou Gildo Martens.
Neste ano, foi investido muito na parte artístico-cultural, buscando envolver professores, alunos e assim incentivar a participação da comunidade em geral.
A cavalgada desse ano ocorreu de Santo Augusto a Derrubadas, com uma maior participação dos jovens, que estão sendo incentivados a participar, para que não se perca essa tradição.
Para finalizar, Gildo acredita que a Semana dedicada ao gaúcho vem para tornar mais claro o quanto o CTG é importante, por ser, segundo ele, um lugar onde a família pode se reunir e preservar todas as riquezas do Rio Grande do Sul.
Andreia Eckhardt / Da Hora
Deixe um comentário