Iniciaram nesta terça-feira, 10 de julho, os jogos da fase classificatória para a Taça RBS de Futsal 2012. O ginásio de Campina das Missões foi palco de duas disputas da chave A, onde Cândido Godói jogou contra Giruá e Campina das Missões enfrentou a cidade de Santa Rosa. Só não jogou a cidade de Santo Cristo, que também faz parte desta chave. Cândido Godói empatou em zero a zero no jogo contra Giruá, na primeira disputa da noite. No segundo enfrentamento, Campina das Missões perdeu em casa para Santa Rosa por 3 a 2.
Logo no início de jogo, Roth, camisa 8, abriu o placar para o time local, fazendo a torcida se levantar gritando “Campina! Campina!”. Porém, o contra-ataque santa-rosense foi tão rápido que, enquanto a torcida gritava o nome da cidade, o time adversário já havia empatado, igualando em 1 a 1 o placar.
O início de jogo parecia fácil, pois um empate é um tanto quanto normal e, com mais um gol, o time campinese teria certa vantagem em relação ao time de Santa Rosa. Ou ao contrário. E foi o que aconteceu. O time adversário fechou o meio campo, dificultando o ataque de Campina e, por mais que eles tivessem maior posse de bola, o segundo gol de Santa Rosa veio com Lázaro Costa, camisa 13, não muito depois do primeiro gol. Diante de mais um gol, a torcida campinense começou a incentivar o time, mas sem muito sucesso, porque o terceiro gol de Santa Rosa viria logo a seguir. Ricardo Cassola, camisa 9, cometeu dura falta no camisa 13 de Santa Rosa e, de cobrança de falta, saiu o gol para a equipe santa-rosense. Tudo isso apenas no primeiro tempo.
A tensão tanto da torcida quanto dos jogadores ficou evidente no segundo tempo. O time de Santa Rosa cometeu a grande maioria das faltas e, em uma delas, houve a expulsão de Guilherme, camisa 10. Com um jogador a menos, o time adversário ficou mais vulnerável e, pouco depois da expulsão, veio o segundo gol do time campinense, com Edinei, camisa 19. Isso deu um novo fôlego para o time e também para a torcida. Agora era preciso apenas um gol para o empate. Fácil, um mísero gol. Difícil, quase impossível. Por mais que Campina tentasse, a bola insistia em não entrar, em cair nas mãos do goleiro adversário, de se desviar do gol. Quanta falta de sorte! Não importava o que o time campinese fizesse, o gol não queria sair e foi assim até o apito final do juiz. Santa Rosa 3×2 Campina das Missões.
A batalha foi perdida, é verdade, mas a guerra ainda é longa, com muito futebol vindo por aí. E o que o time de Campina das Missões, atual campeão da Taça RBS de Futsal 2011, promete para essa edição de 2012? Segundo o técnico da equipe campinese, Hortêncio da Silva, 51 anos, “A nossa promessa é muita garra, muita luta, muita humildade e o trabalho sério que nós fizemos no ano passado, nós queremos repetir esse ano. Colocar em prática o aprendizado que nós tivemos no ano passado, que no decorrer da caminhada nos fez ficar campeão no ano passado, nós aprendemos muito e queremos colocar tudo em prática o que aprendemos, e o que nós temos sobrando é humildade e muita garra.”
Certamente é o que a população de Campina das Missões espera, que o time da sua cidade possa conquistar novamente esse título, trazendo ainda mais visibilidade para o município e fortalecer a prática esportiva e de lazer da cidade.
Vanessa Harlos / Da Hora
Deixe um comentário