Ocorreu nesta segunda-feira, 20, a 1ª defesa de dissertação do Programa de Pós-graduação em Agronomia – Agricultura e Ambiente, na Universidade Federal de Santa Maria – campus Frederico Westphalen, sala 19, bloco I da Agronomia. Carlos Busanello defendeu seu “Estudo da adaptabilidade e estabilidade em híbridos simples e triplos de milho na região Sul do Brasil”, trabalho que teve como orientador o professor Velci Queiróz de Souza e, como co-orientadores, os professores Denise Schmidt, Bráulo Otomar Caron e Valmor Antonio Konflanz.
De início, o vice-diretor Rafael Lazzari, representando o Centro, faz a abertura formal regulamentada pela UFSM. Ainda fizeram uso da palavra os componentes da banca examinadora, composta pelo orientador Velci Queiróz de Souza e os docentes Valmor Antonio Konflanz – KSP Sementes, Antonio Costa de Oliveira (UFPel) e Braulio Otomar Caron. Em seguida, o mestrando teve de 30 a 40 minutos para defender sua Dissertação. Na sequência, em um momento fechado ao público, e restrito apenas a banca e candidato, os examinadores fizeram questionamentos referentes ao trabalho. “As perguntas vão fundo na essência do conhecimento cientifico”, o que exige muita concentração do candidato, declara Busanello. Em sua defesa, Carlos enfatizou a dimensão que a cultura do milho possui no mundo todo, e a importância da pesquisa nesta área para sua constante melhoria, o que, segundo ele, “vai ajudar na identificação de híbridos com maior rendimento, proporcionando sementes com potencial genético elevado de produção”, sendo que sua área de pesquisa foi a de “Melhoramento Vegetal” específico para a cultura do milho.
O campus de Frederico Westphalen tem implantado o Programa de Pós-Graduação em Agronomia – Agricultura e Ambiente (PPGAAA) desde o ano de 2011. O PPGAAA segue duas linhas de pesquisa: “Tecnologia, melhoramento e a relação com o ambiente em sistemas de produção”, e “Recursos agrícolas nos sistemas de produção”. O corpo discente é constituído de portadores de diploma universitário em Agronomia ou áreas afins que, comprovadamente, exerçam ou tenham exercido atividades na área e que se enquadrem nas disciplinas e linhas de pesquisa oferecido pelo Programa, segundo parágrafo 4º do artigo 4º do regulamento. “O Curso de Mestrado apresenta duração máxima de 24 meses, onde o aluno deve cursar no mínimo 28 créditos; com ingresso anual, hoje tem em seu quadro dez professores e dois colaboradores e possui 25 mestrandos”, afirma o Prof. Dr. Velci Queiróz de Souza, coordenador do PPGAAA, do Departamento de Ciências Agronômicas e Ambientais, situado no campus de Frederico Westphalen. Para saber mais sobre o PPGAAA, visite o site http://www.u fsm.br/ppgaaa.
Alessandra Weiler / Da Hora
Deixe um comentário