Coberturas de estufas agrícolas do CESNORS devastadas por temporal do dia 19

Experimentos de estudantes de Agronomia e Engenharia Florestal Fortes da Universidade Federal de Santa Maria, campus de Frederico Westphalen, estão entre os atingidos pelos fortes ventos.

Com rajadas de vento chegando a 113 km/h (dados da estação automática do INMET, localizada no CESNORS) ocorridos no último dia 19 em Frederico Westphalen, houve danos nas estruturas dos prédios do campus da Universidade Federal de Santa Maria, particularmente nas estufas agrícolas dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal.

Em consequência do evento climático adverso, houve danos em sete trabalhos de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agronomia. Devido aos fortes ventos e a chuva de granizo, houve a perda da cobertura das estufas agrícolas, assim como danos nas estruturas dos experimentos, resultando em prejuízos para alguns dados experimentais.

Temporal destruiu a cobertura das estufas agrícolas. Fotos: Adilvane Spezia.

As estufas serão reconstruídas, pois as pesquisas necessitam ser finalizadas devido a seus prazos. O acadêmico do 2º semestre do curso de Agronomia, Leonardo Antonio Thiesen, que trabalha nos experimentos, comenta o ocorrido: “Foi triste, porque tudo que se demorou um grande tempo pra construir foi perdido em poucos minutos. Mas bola para frente, vamos arrumar os estragos e retomar a ajuda na condução dos experimentos”.

 

Daniele Bühring / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora