DCE da UFSM/FW participa de reunião com Prefeito de Frederico Westphalen

Na manhã de hoje, dia 3 de janeiro, o prefeito Roberto Felin Junior (Betinho), juntamente com o vice-prefeito Luiz Franciscato, com o Secretário da Fazenda Fábio da Silva e com o Secretário de Administração Eduardo Milani receberam no gabinete do prefeito representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e de alguns Diretórios Acadêmicos da Universidade Federal de Santa Maria, Campus de Frederico Westphalen.

Na reunião foram debatidas as possíveis soluções para a atual situação do transporte. Foto: Laura Coutinho

A reunião tinha como pauta o transporte utilizado pelos estudantes para o deslocamento entre a cidade e as instalações da universidade. Os acadêmicos aproveitaram a oportunidade desse encontro para demonstrar a insatisfação diante do serviço oferecido pela empresa São Jorge, a qual ganhou a licitação para realizar esse serviço por 18 anos.

O Coordenador Geral do DCE e acadêmico do curso de Engenharia Florestal, Marcos Lazzaretti, apontou os principais problemas de transporte, desde a superlotação até o possível aumento do valor da passagem, a qual passaria de R$ 1,10 para R$ 1,60. Betinho frisou que não concorda com o aumento da tarifa e comentou que na próxima segunda-feira realizará uma reunião com o departamento Jurídico para analisar o contrato da empresa São Jorge.

Uma das preocupações dos estudantes era a possibilidade de ficar sem transporte durante esse processo de fiscalização da empresa São Jorge, mas Betinho também garantiu que não deixará os estudantes sem amparo e fará o possível para auxilia-los.

Betinho também pediu a opinião, as sugestões e reclamações dos acadêmicos referente aos outros setores municipais, como transporte, saúde e lazer. Foram levantadas algumas situações, como a criação de estacionamento rotativo, a consolidação de transporte urbano público e de qualidade para a cidade, o melhoramento do atendimento aos estudantes nos postos de saúde e hospital e entre outros casos, os quais o prefeito se comprometeu em estudar e ,se possível, concretizar futuramente.

Laura Coutinho / Da Hora