Cuidados com seu animal de estimação no verão

Não somos os únicos que sofremos, também é preciso ter cuidado com os cães e gatos no verão, as temperaturas sobem e eles também sofrem e precisam se adaptar ao calor e a umidade. Nessa época do ano os animais devem ficar em um ambiente agradável com água fresca disponível.

O indicado é dar banho no animal uma vez por semana. “Não é interessante dar banho todo dia, pois retira a proteção natural que existe na pelagem. Além disso, após lavar o animal, o dono deve secá-lo, pois a umidade pode ocasionar infecções fúngicas. Acaba que o animal não se refresca muito” destaca a veterinária Elita Miranda. Outro cuidado é com a entrada de água na orelha, pois água no ouvido causa uma doença chamada otite, para evitar, o dono do animal deve colocar uma bolinha de algodão nas orelhas.

Dicas:

Evite passeios nos horários mais quentes do dia. Prefira os horários da manhã (até às 9h) e o horário da tarde e da noite (a partir das 18h).

Troque a água pelo menos duas vezes ao dia e prefira colocar sempre água com temperatura mais fresca.

Coloque uma garrafinha de água 500 ml congelada sem tampa dentro do pote de água do seu bichinho.

O verão é a estação para diminuir o comprimento dos pelos.

Certifique-se que o local que ele passe a maior parte do dia tenha uma boa área de sombra.

Nunca deixe seu animalzinho preso em locais pequenos e fechados sem ventilação.

Evite deixar as rações expostas por muito tempo, especialmente as úmidas.

Lembre-se que no verão aumenta a incidência de pulgas e carrapatos. Procure um médico veterinário para fazer a indicação da aplicação dos preventivos, antiparasitários e de exames de sangue se necessário.

Vermifugue o seu animal.

 

Isabela Motta/Da Hora

 

 

About Agência Da Hora