Música, diversão e reencontros na tradicional “Festa da Gruta” em Constantina

Foi realizada neste domingo, 13 de janeiro, na linha Sanga das Pedras, interior de Constantina-RS, a tradicional “Festa da Gruta”.  Como de costume, a comunidade organiza-se para que esta seja feita sempre no segundo domingo de janeiro. Mas e por que esse nome? Apesar de parecer estranho, o evento acontece realmente numa gruta de pedra, que é um dos pontos turísticos da cidade.

Neste dia, dezenas de pessoas de várias cidades, como Erechim, Novo Hamburgo, Três Palmeiras, Liberato Salzano, Engenho Velho e

Renovação da fé, promessas e agradecimentos

Ronda Alta, e até mesmo de outros estados, como Santa Catarina, se reúnem no local para participar da celebração religiosa, pagar promessas, agradecer por alguma graça alcançada e demonstrar a fé depositada em Nossa Senhora da Conceição guardiã.

Após a missa, todos se dirigiram ao pavilhão para a espera do churrasco, e é lá que os reencontros acontecem. Pessoas que moravam no local e agora estão em cidades distantes vem neste evento para encontrar novamente os vizinhos, os amigos, matar a saudade de onde foram criados, e relembrar o ponto de partida para suas conquistas, além de aproveitar o pouco tempo disponível para conversar e contar as novidades.

Após o almoço aconteceu o sorteio de um bolo, e do bingo cujo ganhador levou uma caixa de cerveja, coisas corriqueiras que ocorrem nas festas da região. Depois disso foi dada a largada para a diversão, iniciando com a reunião dançante que foi embalada pela “Banda Stilos”, de Liberato Salzano, que há um ano começou sua carreira lançando o sucesso “Folhas ao Vento”. Aberta a contribuir com o início dos novos conjuntos, a comunidade dar esse tipo de oportunidade a grupos principiantes.

A festança seguiu tarde adentro com muita dança, muita música, alegria e animação.

 

Cristina de Lima / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora