Ao passar pela BR-386, observamos uma grande quantidade de lixo às margens do caminho. Pensando nisso, o Rotary Clube de Frederico Westphalen, que existe há 37 anos no município e atualmente conta com 30 associados (autodenominados “rotarianos’), promoveu no ultimo sábado, 20, com o apoio da Prefeitura Municipal, a 2ª edição da caminhada ecológica para a remoção de lixos nos trajetos Oswaldo Cruz-Trevo e Posto Daniela-Trevo da BR-386, totalizando um percurso de aproximadamente 10 quilômetros, 5 para cada direção, partindo do ponto de referência. A ação contou com a presença dos participantes do Rotary Clube, juntamente com os acadêmicos do 1°, 2° e 3° semestres de Ciências Biológicas da URI.
Segundo o presidente da associação, Rodrigo Seben, “o papel do Rotary Clube é prestar serviços de cunho social para a comunidade frederiquense. O objetivo da caminhada é a conscientização das pessoas sobre a questão do lixo, para que não poluam as margens da rodovia, e também a retirada desses resíduos que serão levados para o Cigres (Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos), em Seberi, local adequado para o seu descarte”.
A expectativa do presidente para essa caminhada é alcançar o mesmo resultado da anterior, que foi realizada no ano de 2010, na qual participaram em torno de 60 pessoas que recolheram aproximadamente 1 tonelada de lixo. Rodrigo acredita que será praticamente a mesma quantidade recolhida nessa caminhada, mesmo o público estando reduzido.
Para Rodrigo, a participação da sociedade nos eventos do Rotary é fundamental, fazendo com que a ação sempre obtenha bons resultados. “A conclusão disso tudo é justamente propagar a questão da conscientização, que é um dos lemas do Rotary Clube juntamente com a preservação ambiental”, finaliza.
Bruna T. Perazzoli e Juliana Oliveira / Da Hora
Deixe um comentário