Aberta a 1ª JAI no CESNORS

Cerca de 200 estudantes participaram na manhã desta quinta-feira, 20 de outubro, da abertura oficial da Jornada Acadêmica Integrada (JAI) nos campi do Centro de Educação Superior Norte do Rio Grande do Sul (CESNORS) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ocorrida no auditório do campus de Palmeira das Missões. A JAI é o maior evento científico da UFSM e visa à divulgação e ao debate dos trabalhos científicos da comunidade interna e externa à instituição, bem como os projetos de pesquisa e extensão.

O evento ainda contou com a presença do diretor do CESNORS, Genesio Mario da Rosa, do vice-reitor da UFSM, Dalvan Reinert, do pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Hélio Hey, do vice-diretor do CESNORS/UFSM, Rogério Bermudes, do vice-presidente da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPEX), Oscar Figueredo, e da secretária de Educação de Palmeira das Missões, Maria Nerling, representando o prefeito do município.

Durante os pronunciamentos, o diretor do CESNORS deu ênfase à importância da descentralização da JAI e o crescimento que os campi têm demonstrado desde sua criação, em 2006. “Um dos focos da instituição é a extensão. Queremos romper os muros da universidade e fazer parte da comunidade”, esclareceu.

Segundo ele, tudo era uma incógnita quando os primeiros professores e a própria direção iniciaram suas atividades junto aos dois campi: “Não tínhamos a mínima idéia de como é que nós iríamos conseguir cumprir aquilo que a universidade tinha se proposto a fazer e que estava tentando iniciar naquele 16 de outubro de 2006. De lá para cá, um dos grandes desafios que tínhamos e ainda temos pela frente é fazer com que a UFSM seja efetivamente presente e bem representada aqui no Norte do Estado, por uma unidade de ensino composta por duas subunidades”.

De acordo com Genesio, no final de 2010, na JAI em Santa Maria, surgiu a ideia de organizar algo que pudesse ser mais efetivo na região “e que pudéssemos sentir como era passar por todos os processos que nós vivenciamos aqui e fazer com que a comunidade enxergasse isso”. O diretor encerrou afirmando que se espera que este seja o início de uma grande história de Jornadas Acadêmicas no Norte do Estado.

Já o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Hélio Hey, disse que esse empreendimento concretiza uma nova fase do Centro e que a região é um exemplo do que a educação pode fazer pelo País. “Essa região se modificou com a presença efetiva de um pólo educacional forte e de uma instituição comprometida com o desenvolvimento. Isso representa um novo passo do CESNORS em direção a sua consolidação”, frisou.

A manhã prosseguiu com uma apresentação, feita pelo professor João Pedro Velho, das estatísticas que envolvem as atividades de ensino, pesquisa e extensão no Centro. A distribuição de bolsas de iniciação científica é feita de acordo com o número de doutores no Centro e o de vinculados à pós-graduação, o índice e o conceito médio de pós-graduações, além do número de pesquisadores bolsistas pelo CNPq. Soma-se tudo isso com percentagens variáveis e é feita a distribuição.

Finalizando as atividades da manhã, o professor e engenheiro agrônomo João Fernando Zamberlan fez uma apresentação acerca do Programa de Pós-graduação em Administração da UFSM.

Cristiane Luza / Da Hora

Dezenas de alunos prestigiaram a abertura da primeira JAI no CESNORS, ocorrida na manhã desta quinta-feira, no auditório do campus de Palmeira das Missões. Foto: Cristiane Luza.