
Palestrante conseguiu conciliar o gosto pela música com a atividade de produção de eventos. Foto: Vandressa Garzon.
Na manhã desta terça-feira, dia 28 de maio, no auditório do Colégio Agrícola de Frederico Westphalen (CAFW), aconteceu a palestra “Produção Cultural”, que teve como palestrante o produtor cultural Fabiano Bonella.
A palestra contou com a presença de acadêmicos e população em geral. Fabiano Bonella tratou de diferentes áreas da produção cultural, como: mercado cultural e empreendedorismo; concepção e criação de produtos culturais; marketing cultural e promoção institucional; gestão de carreira e construção de imagem de artistas.
Durante a palestra, Fabiano contou que sua primeira experiência com marketing cultural foi quando começou a trabalhar diretamente com projetos em 2009. Seu primeiro projeto cultural foi o da Caixa Cultural com o projeto Edu Martins & Pedro Mariano.
Quando indagado sobre quais são as vantagens de uma pequena empresa investir em marketing cultural, Fabiano conta que a principal é a de que você não precisa ter um investimento inicial grande, pois o produtor pode trabalhar na sua própria casa. Porém, você necessita ter ideias e parceiros, para que então possa articular parcerias, e coordenar equipes com êxito.
Bonella acredita que não necessariamente deva existir uma formação específica para que o indivíduo trabalhe com marketing cultural, mas acrescenta que existe uma tendência bem maior para que o profissional de comunicação, em especial os relações públicas, façam parte desse segmento.
Ele mencionou os obstáculos que um profissional desse ramo enfrenta, e explanou que a melhor solução para esses percalços é a determinação e persistência. Segundo o palestrante, o profissional não pode pensar somente em uma ação isolada, e sim, pensar a longo prazo, focar na área cultural e enxergar além, ter uma missão e não desistir no primeiro desafio.
A palestra foi idealizada na disciplina de Marketing e Produção Cultural, sob a orientação da professora Lana Campanella, e foi realizada pela Agência de Comunicação Integrada de Relações Públicas (ACIRP), da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen. Contou ainda com a mediação do professor Marcos Corbari, que na parte final endereçou ao palestrante algumas perguntas, dele próprio e também de alguns dos acadêmicos presentes.
Vandressa Garzon / Da Hora
Deixe um comentário