Projeto Rádio na Escola esteve presente no II Educom Sul

Nos dias 27 e 28 de junho, o II Educom Sul, que aconteceu em Ijuí-RS, contou com uma cobertura de imprensa especial, realizada por 8 alunos de diferentes escolas públicas de Santa Maria, que fazem parte do Projeto Rádio na Escola, o qual é uma parceria entre o Projeto de Pesquisa e Extensão em Educomunicação – EDUCOM, da Universidade Federal de Santa Maria, juntamente com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Maria – CRE.

Alunos participantes do Projeto Rádio na Escola

Alunos participantes do Projeto Rádio na Escola. Foto: Vandressa Garzon.

O projeto EDUCOM-UFSM atua desde 2008, é orientado pela profª Drª Rosane Rosa e pelo Prof. Ms. Luciano Mattana e atua com 14 alunos bolsistas dos diferentes cursos da Comunicação Social, como Jornalismo, Relações Públicas, Produção Editorial e Publicidade e Propaganda. O projeto tem como objetivo principal democratizar a comunicação como um direito humano. Para isso, desenvolve cursos e oficinas por meio de diferentes linguagens e dispositivos midiáticos aplicados a serviço da educação.

Para Raquel, acadêmica de Produção Editorial e bolsista do projeto, o uso das mídias na sala de aula conta muitos pontos favoráveis para os professores, pois os alunos já estão acostumados com o uso dessas mídias e, sendo assim, acreditam que a aula se torna muito mais atrativa quando esse uso é realizado por parte dos professores.

Os alunos fizeram a cobertura do evento através da Fan Page do projeto, em tempo real. Esses alunos atuaram como repórteres, fotógrafos, editores e produtores e avaliaram a experiência como ótima.

Segundo a assessora de imprensa da 8ªCRE, Luciane Moura, depois que o projeto Rádio na Escola foi inserido nas escolas Augusto Ruschi, Padre Caetano, Érico Veríssimo e Afonso Maurer, de Santa Maria, o rendimento dos alunos tanto em sala de aula como no projeto está excelente, pois assim eles começaram a trabalhar em equipe, apresentaram uma melhora significativa no quesito expressão oral e escrita, e também começaram a apresentar criticidade frente às leituras midiáticas.

Neste ano, os estudantes bolsistas do projeto EDUCOM-UFSM conquistaram o prêmio Produção Transdisciplinar, no Intercom Sul, com o livro “Até onde vai a imaginação?”, trabalho realizado juntamente com estudantes da 5ª série da Escola Estadual Augusto Ruschi, de Santa Maria, que faz parte do projeto EDUCOM. Agora o próximo passo é a edição nacional do Intercom, que acontece em Manaus-AM, de 4 a 7 de setembro de 2013, na Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

Vandressa Garzon / Da Hora