Ministra Maria do Rosário esteve em Frederico Westphalen

Na manhã desta sexta-feira, 6, no Salão de Atos da Universidade Regional Integrada – URI, campus Frederico Westphalen, aconteceu o Ato de Pactuação Coletiva dos Municípios do Rio Grande do Sul, do projeto Viver Sem Limite, com o objetivo de garantir políticas públicas de acesso à educação, inclusão social, atenção à saúde e acessibilidade a pessoas com deficiência.

sss

Maria do Rosário e representantes das cidades da região. Foto: Luiza Gomes.

O evento contou com a presença do prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Júnior, dos prefeitos das cidades da região, representantes das entidades de pessoas com deficiência, além da presença da Ministra Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes.

Durante a solenidade, a ministra ressaltou a importância do plano Viver Sem Limite para ligar o governo federal aos municípios, e prevê um investimento total no valor de R$ 7,6 bilhões até 2014 na infraestrutura das cidades para atender a esse público, que representa 24% da população brasileira e 22% da população frederiquense. Maria do Rosário falou ainda sobre a dificuldade da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e preconceito em torno do tema.

A ministra garantiu que os municípios que fizerem a parceria com o governo federal receberão recursos para a compra de ônibus adaptados para levar e buscar crianças com necessidades especiais na escola em turno integral. E afirmou também que as APAEs passarão por uma manutenção, mas que, definitivamente, não irão fechar.

 

Luiza Gomes/Da Hora

About Agência Da Hora