
Crendices, lendas e supertições estiveram presentes como tema em grande parte do desfile. Foto: Jaqueline Barcelos.
Mais uma vez a tradição gaúcha provou sua força. Embora o tempo instável não tenha ajudado nesse dia 20 de setembro, o pequeno empecilho não impediu que um bom número de pessoas se deslocasse até a Avenida Julho de Castilhos, em Santiago, para assistir ao tradicional desfile do Dia do Gaúcho.
A Semana Farroupilha deste ano teve como tema “Rio Grande do Sul no Imaginário Social”, e uma das suas principais homenagens foi ao escritor Simões Lopes Neto, que deu ênfase aos mitos, crenças e lendas gaúchos em seus personagens e é considerado um dos maiores escritores regionalistas do RS. Também foram notórias as homenagens à Rádio Santiago, uma das mais tradicionais emissoras da cidade, escolhida em âmbito municipal pelo seu aniversário de 65 anos.
O desfile contou com cerca de 26 entidades participantes e teve como alguns de seus destaques o grande numero de jovens presentes no movimento tradicionalista, os prendados e também as belas montarias.
Por fim, com o pronunciamento do major Antonio Ney da Silva Junior, comandante do 5º Regimento de Polícia Montada, e a extinção da Chama Crioula, a edição deste ano da Semana Farroupilha, que havia sido aberta no dia 14 de setembro no largo Artur Viero, na Estação do Conhecimento, foi oficialmente encerrada na cidade de Santiago.
Jaqueline Barcelos / Da Hora


Deixe um comentário