Jairo Bouer falou sobre drogas e sexualidade na Feira do Livro

A palestra da segunda noite da XXXI Feira do Livro de Frederico Westphalen, que acontece na Praça da Matriz no largo Vitalino Cerutti, contou com a presença do renomado Dr. Jairo Bouer. Jairo é médico, educador, palestrante, escritor e apresentador de rádio e TV, médico psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo (FMUSP), e pelo Instituto de Pisiquiatria da mesma . Além da prática de consultório, colabora na Folha de S. Paulo desde 1993, escrevendo sobre sexualidade também no site UOL. Trabalhou nas redes Cultura, MTV teve também passagem pelo Canal Futura, fazendo o programa Ao Ponto. Também já atuou em quadros no Fantástico, da Rede Globo, e é um dos apresentadores do programa Qual é?, da Rede Atlântida, do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em que esclarece dúvidas sobre sexo e comportamento juntamente com Marcos Piangers, do programa Pretinho Básico.

Jairo interagindo com o público. Foto: Carine Zandoná Badke

A palestra de Jairo teve como tema principal sexualidade e drogas. Voltado para um público de adolescentes, jovens e adultos, ele falou abertamente sobre os temas que geralmente não são discutidos entre pais e filhos. Jairo provocou os jovens fazendo questionamentos sobre sexualidade, dizendo que hoje em dia os jovens estão iniciando sua vida sexual cada vez mais cedo, e contou que, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), a sexualidade precoce atinge 28,7% dos adolescentes de 13 a 15 anos. Para ele, é inevitável a precocidade da sexualidade, e o que se deve fazer é investir na prevenção. O psiquiatra alertou os jovens sobre a importância do uso dos preservativos e anticoncepcionais e as doenças que podem ser transmitidas por causa da falta de proteção, falou sobre os medos e inseguranças de meninos e meninas sobre o sexo, deu conselhos e dicas sobre o assunto e respondeu às perguntas feitas pelo público presente.

Jairo afirma que “É difícil evitar o início da vida sexual precoce. Mas os adolescentes que conversam mais em casa com os pais e na escola, e que têm informação, tendem a começar mais tarde do que aqueles que estão sem informação, que não têm família que os apoiam, que não estão na escola e que têm uma condição socioeconômica mais precária”. O palestrante também falou sobre ser difícil ter controle sobre os filhos na atualidade, pois muitas vezes as crianças ficam sozinhas em casa e consequentemente à mercê de muitas influências. Os pais de adolescentes também devem trabalhar o tema da sexualidade e das drogas em casa, segundo o psiquiatra. “A família que conversa e a escola que trabalha essa questão dá uma chance de o jovem pensar mais antes de começar a vida sexual e a usar drogas, principalmente sobre as consequências desses atos”, disse Jairo.

O sexólogo falou sobre diversos temas que envolvem os jovens. Foto: Carine Zandoná Badke

A respeito das drogas, Jairo diz que o assunto não vai sumir da sociedade, sempre existiu e vai continuar existindo, por muitos e muitos anos. A droga está muito próxima dos jovens, e existem várias drogas novas, que estão aparecendo a cada momento. “Eu imagino que a gente vá ter que aprender cada vez mais com a existência dessa droga. E o que podemos fazer é tentar formar e informar melhor esse jovem para que ele lide melhor com essa questão”. Jairo fala que os jovens precisam de autonomia, liberdade e independência, mas eles têm de ter consciência e serem responsáveis pelos seus atos para que não coloquem a sua vida e a de outros em risco.

O bate-papo com Jairo foi mediado pela professora de Jornalismo da UFSM-FW Caroline Casali, e teve a participação de um público visivelmente interessado no assunto e que lotou a Praça da Matriz em Frederico Westphalen.

Na foto Jairo Bouer e  a professora Caroline Casali. Foto: Carine Zandoná Badke

Na foto Jairo Bouer e a professora Caroline Casali. Foto: Carine Zandoná Badke