Altemir Tortelli (PT) é militante sindical da região do Alto Uruguai, e na Assembleia Legislativa se propõe a trabalhar pelo fortalecimento da agricultura familiar, pela redução da Jornada de trabalho para 40 horas e por politicas públicas para saúde, educação e habitação.
O Ampacris (Associação dos Pequenos Agricultores de Crissiumal) organizou um evento que recebeu o deputado. Altemir foi coordenador da Fetraf por oito anos, e, na ocasião, afirmou que, se o cenário atual não mudar, será um desastre para a economia dos pequenos municípios e que as grandes demandas da região estão relacionadas às dificuldades de saúde, aposentadoria. “Claro que todos pedem por mais saúde nas cidades, mas é importante lembrar que no interior esta reivindicação também acontece”, enfatizou.
Em sua fala, destacou que com a aprovação de 12% na saúde do Estado será possível a melhor estruturação dos hospitais, contratação de médicos e que aguarda por mais investimentos nessa área do Rio Grande do Sul. Afirmou ainda que não será apenas um aumento o suficiente para melhorar os problemas nos municípios, sendo primeiramente necessária uma mudança profunda na educação.
Altemir encerrou sua fala ressaltando que o caminho para resolver estas questões já está sendo trilhado. “Os governos estão mais sensíveis, há um conjunto de entendimento, desde a habitação rural, assistência técnica e garantia de renda. Minha preocupação é que, se nada mudar, em 15 anos não haverá gente nos sindicatos, nas cooperativas e nem produção, o que seria um desastre para economias como Crissiumal”, encerrou.
Dalvane Rafael / Da Hora
Deixe um comentário