Está ocorrendo desde o dia 21 de outubro, segunda-feira, a Semana do Jovem Eleitor, no Cartório da 94ª Zona Eleitoral em Frederico Westphalen. Esta semana especial tem seu fim hoje, dia 25, e foi criada pela Justiça Eleitoral para ressaltar a cidadania do jovem, que tem direito de exercer seu papel de eleitor perante a sociedade, e para que as pessoas, em especial os adolescentes que neste ano adquirem o direito ao voto, não esperem para fazer o título eleitoral de última hora, causando filas enormes dentro e fora do cartório.

Cartório Eleitoral de Frederico Westphalen é pouco procurado durante a Semana do Jovem Eleitor. Foto: Tamires Zortéa.
Nestes dias especialmente voltados aos jovens eleitores de Frederico e região, o cartório eleitoral da cidade está disponibilizando atendimentos aos adolescentes que já possuem o direito ao voto. Os cidadãos que já completaram 16 anos podem solicitar seu título de eleitor na 94ª Zona Eleitoral em Frederico Westphalen.
A Semana do Jovem Eleitor foi criada especialmente para atender antecipadamente aos jovens para que eles não deixem a solicitação do título para a última hora, o que causa transtornos aos próprios eleitores, pois sempre em ano de eleição o cadastro eleitoral fecha, e toda vez antes do prazo fechar as filas são enormes no cartório. Para tirar o título eleitoral, basta o jovem estar portando um documento de identificação oficial com foto (ou certidão de nascimento) e comprovante de endereço atualizado. O título é um documento gratuito, desta forma o jovem não tem despesas, apenas benefícios.
O cartório eleitoral tem colocado avisos sobre a semana especial aos jovens eleitores em diversos meios de comunicação com o objetivo de que a campanha seja amplamente divulgada e consiga obter a atenção dos adolescentes que já podem votar para que eles participem da semana e de seus direitos para iniciar sua atuação eleitoral na sociedade. A divulgação está ocorrendo na televisão, nas escolas, nos rádios e jornais de Frederico e região, além de meios digitais.
No entanto, mesmo com toda a divulgação a campanha não está conseguindo atingir a meta esperada, pois poucos jovens estão comparecendo ao cartório para tirar o título de eleitor. Flávio Augusto Swirk, funcionário do cartório eleitoral, afirma que “a procura pelos jovens infelizmente está baixa, tínhamos uma expectativa maior, mas independentemente da campanha nós pedimos para que os jovens continuem vindo ao cartório”. Além disso, ele fala que é maior o número de adolescentes de 16 anos que procuram tirar o título do que propriamente os jovens de 18 anos, cujo voto é obrigatório.

Funcionários do Cartório Eleitoral aguardam jovens que já podem tirar o título de eleitor este ano. Foto: Tamires Zortéa.
A campanha Semana do Jovem Eleitor não é recente, ela já ocorre há anos na região, e em todas as vezes o objetivo principal é o incentivo ao jovem para que inicie sua vida como eleitor e auxilie na escolha dos melhores governantes para a sociedade. A campanha tem fim hoje, dia 25, mas o cartório continuará à disposição para atender os jovens que pretendem se tornar eleitores a partir deste ano.
Tamires Zortéa/Da Hora
Deixe um comentário