Alunos de Relações Públicos começam a por em prática o projeto “Como Anda Frederico?”

Preocupados com o trânsito frederiquense, estudantes de RPM realizam o projeto.

Com o objetivo de mostrar a realidade complicada do trânsito de Frederico Westphalen, a terceira turma  Relações Públicas – Ênfase em Multimídia da UFSM-FW, em parceria com a Prefeitura Municipal, esta realizando o projeto “Como Anda Frederico?”.

folha aonde estão as perguntas para serem respondidas pelos pedestres. Elas foram colocadas na praça central, rua do comercio, praça da URI, rodoviária e demais pontos estratégicos da cidade. Foto: Adriano Dal Chiavon.

Folha com perguntas para serem respondidas pelos pedestres. Cada uma delas foi colocada na Praça Central, Rua do Comércio, Praça da URI, Rodoviária e demais pontos estratégicos da cidade. Foto: Adriano Dal Chiavon.

O projeto será dividido em 3 etapas. No domingo (27/10) à noite, os alunos se reuniram para realizar a primeira ação. Foram colocados cartazes em pontos estratégicos do município. Eles abordam frases como: “gentileza gera gentileza”, “use cinto de segurança”, “respeite todos no trânsito”. Além dos cartazes, estão espalhadas por pontos da cidade folhas com perguntas acerca do comportamento das pessoas no trânsito.

As outras ações serão no dia 09 de novembro o “Quanto vale uma vida?”, que em parceira com Corpo de Bombeiros, SAMU e Brigada Militar simulará um acidente, mostrando primeiros socorros e cuidados necessários nesses casos. E dia 13 de novembro o “Frederico a pé”, aonde será priorizado a caminhada até destinos próximos ao invés de veículos. Nas redes sociais poderão ser encontradas mais informações a respeito do projeto, dicas de como se portar no trânsito, normas e leis e demais assuntos abordando estes temas.

Estudantes de RPM fixando faixas do Projeto pelas ruas da cidade. Foto: Adriano Dal Chiavon.

Estudantes da 3ª turma de RPM fixando faixas do Projeto pelas ruas da cidade. Foto: Adriano Dal Chiavon.

A professora Patricia Pérsigo, da disciplina de Planejamento de Programas Comunitários e Campanhas Institucionais, explica como surgiu o projeto. “Todo ano os 3º e 4º semestres têm uma disciplina teórica, Comunicação Comunitária, e depois têm esta disciplina prática. O tema da campanha é todo decidido pelos alunos, sendo feito um levantamento e um diagnóstico. Foi desta forma que surgiu a campanha ‘Como Anda Frederico?’”. Patricia também destacou que o tema foi consenso na turma, em virtude das dificuldades de atravessar as ruas, estacionamentos escassos e a grande frota em Frederico, mais de 17 mil veículos, gerar congestionamentos em alguns pontos e horários específicos.

 

Adriano Dal Chiavon / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora