Dia Nacional do Livro: a relação da leitura com as novas tecnologias

Em 29 de outubro de 1810, a Biblioteca Real Portuguesa foi transferida para o Brasil, quando foi fundada a Biblioteca Nacional. Comemora-se neste dia o Dia Nacional do Livro. O Brasil passou a editar livros somente a partir do ano de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, sendo que o primeiro livro a ser editado foi Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga.

Este dia é uma ótima oportunidade para resgatar bons hábitos, como a leitura. O importante não é comemorar somente o dia do livro, é incentivar, escrever, divulgar, ou até presentear com livros. Hábitos saudáveis como este podem mudar a vida de muitas pessoas, principalmente dos jovens e crianças, que desde cedo aprendem a conviver com a leitura de uma forma mágica, fazendo com que isso se torne uma rotina.

Claudete Pessatto é atendente da Biblioteca Pública Municipal Carlos Luiz Vendruscolo, de Frederico Westphalen, há 10 anos, e relata que a procura por livros vem diminuindo nos últimos anos, e uma das razões é a internet. As pessoas que mais procuram por livros são as crianças e adultos a partir de 40 anos. Mesmo com a atualização do acervo e das mais variadas opções de leitura, é difícil atrair a atenção dos jovens. Claudete é também estudante do 4º semestre de letras na URI e ressalta a importância da leitura para uma boa memorização, além de ajudar na escrita e enriquecer o vocabulário.

Moriana Pedroso Bordin tem 12 anos, e afirma ler com frequêcia.

Moriana Pedroso Bordin tem 12 anos e afirma ler com frequência.

Um livro pode nos levar para qualquer lugar, proporcionar diversas emoções e sentimentos. Apesar de menos valorizado nos últimos tempos, sua importância continua, não sendo superada pelas tecnologias. Ler um livro pela tela do computador não é a mesma coisa que ter um livro em suas mãos, sentir o cheiro, passar as folhas, e pode ser carregado para todos os lugares. A leitura fornece inúmeros benefícios e proporciona momentos prazerosos há muitas gerações e para muitas pessoas.

 

Jéssica Rigon / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora