No dia 28 de outubro, acontece em 30 países o Dia Internacional da Animação, que neste ano realizou sua 12ª edição. No Brasil, em sua 10ª, 200 cidades participam do evento, e em 2013, por meio da realização da Central Única de Favelas (CUFA), alunos de escolas de educação infantil de Frederico Westphalen puderam participar assistindo curtas-metragens de desenho animado nacional e internacional.
O evento foi lançado pela Associação Internacional do Filme de Animação (ASIFA), para comemorar a data da primeira exibição pública de imagens animadas no mundo, que aconteceu no ano de 1892, em Paris. Nacionalmente, é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), em parceria com a ASIFA, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Cultura, e financiado pelo Fundo Nacional da Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Sem fins lucrativos, o principal objetivo é difundir o cinema de animação, atraindo novos públicos e facilitando a difusão desse tipo de arte cinematográfica.
O Dia Internacional da Animação acontece com a exibição simultânea dos curtas-metragens distribuídos pela ABCA, a partir de uma solicitação, no dia 28 de outubro, às 19h30min. Porém, como em Frederico Westphalen a exibição foi feita em escolas de educação infantil, as animações foram passadas nos dias 28 e 29, com horário definido por cada colégio. A sessões ocorreram nas seguintes escolas municipais: Santa Luzia, no bairro Fátima; Nossa Senhora Aparecida, no bairro Aparecida; Mãe de Deus, no bairro São Francisco de Paula; João Paulo II; no bairro Santo Inácio; John Ongman, no bairro Santo Antonio; e Sofia Pich, no bairro Jardim Primavera.
Para mais informações é possível acessar o site oficial do Dia Internacional da Animação no Brasil.
Taluana Panizza / Da Hora
Deixe um comentário