Iniciou no dia 02 de novembro a exposição de fotografias “Já não é mais verão”, na Casa de Cultura Mário Quintana, durante a 9ª Bienal do Mercosul, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A exposição conta com diversificadas imagens que remetem à praia, seus encantos e o sentimento de paz de que tanto o mar quanto as demais atrações da natureza proporciona.
As fotografias estão expostas na galeria Augusto Meyer, 3º andar, na Casa de Cultura Mário Quintana, e permanecerão em exibição até dia 10, próximo domingo. O local de exposição está adequadamente iluminado em conformidade com as ideias passadas pelas fotografias, que são simples, mas demonstram singeleza e harmonia. Grande número de visitantes, de diversas partes do país e também do exterior, já estiveram presentes no local apreciando as fotografias. Os visitantes podem deixar seus nomes em uma lista de presença disposta no local de exibição das fotos, bem como escrever uma mensagem da impressão e opinião sobre a exposição.
Eduardo Veras, que escreveu sobre o evento de exposição das fotos, fala que, “nas partes ou no todo, as fotografias evocam o anseio por aquela temporada e aquele lugar: o encontro, o reencontro, o refúgio, que ocorre estando perto ou podendo sentir o mar e suas belezas”. Fala ainda que as fotografias “são retratos, mesmo que em nenhuma delas se reconheça a figura humana”.
As fotos registram céus nublados, longas faixas de areia, ruas solitárias, janelas fechadas, entre outras imagens, que remetem à solidão e paz da natureza. Muitas parecem remeter ao estado de abandono de objetos, de decadência, mas, segundo Veras, elas tratam da “evocação de um desejo que não se realiza, a não ser como memória. Um tempo suspenso, uma espera”.
A exposição das fotos será finalizada dia 10 de novembro. Até lá, pessoas de todo o Brasil e de outros países estão sendo convidadas a participar da exposição na Casa de Cultura, bem como de todas as demais atrações da 9ª Bienal do Mercosul de Porto Alegre.
Tamires Zortéa / Da Hora
Deixe um comentário