Minicursos foram ofertados durante a programação da IV Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental

Minicurso de Software Surfer 11.Foto: Angeli Chicatte Sortica

Minicurso de Software Surfer 11.Foto: Angeli Chicatte Sortica.

Nesta semana, foi realizada a IV Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental da UFSM-FW, com o intuito de ajudar na capacitação dos estudantes e futuros engenheiros ambientais, complementando e contribuindo com sua formação através de atividades sobre assuntos que muitas vezes não recebem oportunidade de aprofundamento na grade curricular. Durante a programação desta quarta edição da semana acadêmica, foram realizados minicursos durante a manhã e tarde da sexta-feira, dia 1º, a partir das 8h30min.

O minicurso de Excel Avançado, realizado por Vinício Michel Mayer, tratou sobre a aplicabilidade do Excel em cálculos de engenharia, disciplinas de qualidade da água e hidráulica, trazendo uma forma mais clara de resolver os cálculos pelo Excel que seriam resolvidos manualmente, utilizando-se das padronizações que Vinício desenvolveu com mais dois professores. Perícia Ambiental foi o tema do professor Bráulio Otomar Caron, que falou sobre esse importante instrumento para a preservação do meio ambiente e avaliar os danos ambientais causados pela ação de pessoas.

Willian Fernando de Borba ministrou o minicurso de Software Surfer 11, que é usado para a espacialização de dados ambientais através de suas coordenadas geográficas (UTM) e os dados que se quer espacializar, utilizando o método de interpolação Krigagem. O responsável por ministrar o minicurso de Agroecologia foi o Grupo de Agroecologia e Extensão Kaiowá, que trabalha uma nova de relação com o meio ambiente e realiza pesquisas em torno da área experimental. O tema foi debatido e também foram realizadas atividades práticas. O professor Leônidas Descovi Filho e o aluno Pablo Pretto falaram sobre o Quantum GIS Brasil, que é um Software Livre de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e uma versão para o público que fala português.

Eduarda Wilhelm Possenti / Da Hora