Grupo de Teatro Dass em Cena, de Saudades, apresenta-se em Caibi

Foi realizada ontem, dia 14, no salão paroquial de Caibi a apresentação do grupo de teatro Dass em Cena, de Saudades, também município de Santa Catarina. Os artistas representaram a peça Filhos da Dor, em homenagem ao Novembro Azul, mês especial para orientar e incentivar os homens a cuidarem de sua saúde, assim como foi feito no Outubro Rosa para as mulheres.

Grupo de Teatro apresentando a peça Filhos da Dor. Foto: Tamires Zortéa.

Grupo de Teatro apresentando a peça Filhos da Dor. Foto: Tamires Zortéa.

A apresentação do grupo de teatro iniciou às 20h, com algumas piadas e pequeno show de humor. Após entreter a plateia, o grupo deu início à peça principal, Filhos da Dor, que retratou a violência doméstica e o alcoolismo na vida de uma família humilde e interiorana, que sofre por falta de dinheiro, tem necessidades para cuidar dos filhos pequenos e, ainda, sofre com o pai alcoólatra e violento.

Durante as apresentações, a plateia se surpreendeu com as cenas que representaram a violência, muitas vezes ocorrida no cotidiano de muitas famílias, que o homem praticou contra sua mulher grávida de gêmeos, fazendo com que ela perdesse um dos filhos e o outro nascesse aleijado. Os espectadores também se emocionaram no momento em que o pai, o homem da casa, voltou a rever seus filhos e mulher após anos de cadeia e se redimiu para com a família que tantos anos sofreu com o problema do vício em bebidas alcoólicas por que ele sofria.

Segundo os artistas a peça foi chamada Filhos da Dor devido às crianças daquela família humilde sofrerem a dor de ter um pai alcoólatra, extremamente violento para com a mulher e que não se importa com os filhos, redimindo-se apenas após passar 15 anos na prisão.

Em entrevista, Itamar, um dos artistas participantes do grupo Dass em Cena, falou sobre o grupo: “nós somos um grupo voluntário, ninguém aqui recebe por estar fazendo este trabalho. Nós agradecemos imensamente à nossa empresa, que é o grupo Dass, de Saudades, que nos apoia em todos os momentos, oferecendo toda estrutura para que nós possamos fazer nosso trabalho. O que nós fazemos é uma ação social muito gratificante, fazemos essa peça há mais de um ano, mas nosso grupo existe há mais de cinco anos, sempre trabalhando voluntariamente. Financeiramente nós não temos retorno nenhum, mas a gratificação maior é aquela que nós recebemos do público, como hoje recebendo os aplausos. Nosso ideal no grupo é sempre levar à população uma mensagem positiva, um ensinamento que se possa levar para o dia-a-dia, independentemente da faixa etária das pessoas”. Ele falou, ainda, que espera que o grupo de teatro permaneça unido por muito tempo ainda, que a persistência seja grande para que eles permaneçam levando boas mensagens à sociedade, como levaram para Caibi ontem.

Grupo Dass em Cena. Foto: Tamires Zortéa.

Grupo Dass em Cena juntamente com membros organizadores do Novembro Azul. Foto: Tamires Zortéa.

O teatro teve fim às 22h15, após os artistas reproduzirem uma última parte da peça teatral com a ajuda de pessoas da plateia. Eles agradeceram pela atenção de todos e permaneceram um tempo a mais no palco para entrevistas e fotos.

 

Tamires Zortéa / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora