O 17º Festival Catarinense de Teatro, que ocorre em Chapecó, se encerra neste domingo

Panfleto de divulgação.

Panfleto de divulgação.

O 17º Festival Catarinense de Teatro, após ter sido cancelado em 2012, acontece este ano em Chapecó, que foi a escolhida para receber o evento que iniciou no dia 9 de novembro e se encerra neste domingo, dia 17. O festival é uma realização da Fecate – Federação Catarinense de Teatro, entidade sem fins lucrativos que completa 35 anos em 2013, é constituída por grupos teatrais catarinenses e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de Chapecó e RBS TV.

Nesta semana do evento, que reuniu 24 peças, dezoito grupos de todo estado desembarcaram no oeste catarinense para apresentações de diversos gêneros e para diversas idades. Na programação, estão incluídos debates sobre os espetáculos de que os grupos participam, juntamente com o público e os debatedores convidados, Marcelo Bones e Marisa Naspolini, ambos produtores teatrais, além de exercerem outras funções.

O diferencial deste projeto são as apresentações que contam com entrada franca, sendo que os ingressos vêm sendo distribuídos cerca de uma hora antes de cada sessão, proporcionam a apreciação do público que tem o interesse de usufruir de uma programação cultural e conhecer mais sobre a criação teatral. Outra característica do festival é o de ser um evento itinerante, que ocorre cada edição em uma cidade diferente, proporcionando a troca de experiências e reflexões sobre o teatro em diferentes regiões do estado.

A Fecate tem o objetivo de incentivar e defender a atividade teatral, reúne aproximadamente 100 grupos de teatro do estado de Santa Catarina e atua promovendo a interação desses grupos através da organização de mostras, festivais e do congresso catarinense de teatro, o ConFecate.

Amanhã, como programação de encerramento do festival, ocorrerá a Reunião de Avaliação da edição, na sala de debates do Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês. A edição deste ano homenageou Valentim Schmoeler, personalidade importante na cena catarinense, que exerceu o papel de ator, diretor e dramaturgo em diversos grupos teatrais.

Eduarda Wilhelm Possenti / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora