CUFA-FW e UFSM promovem exibição da Mostra Internacional de Animação com áudio-descrição

Rúbia lendo um poema em braile com tradução de uma intérprete de LIBRAS. Foto: Eduarda Wilhelm Possenti.

Rúbia lendo um poema em braile com tradução simultânea de uma intérprete de LIBRAS. Foto: Eduarda Wilhelm Possenti.

Aconteceu ontem, dia 06, na Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, o evento Cultura e Inclusão Social, promovido pelo Natal Solidário da Universidade Federal de Santa Maria – campus de Frederico Westphalen e a Central Única de Favelas – CUFA-FW, a fim de comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e o Dia do Cego, que ocorrem em dezembro.

Com o apoio da empresa Mil Palavras Acessibilidade Cultural, houve a exibição de curtas-metragens com áudio-descrição, cedidos pela Mostra do Dia Internacional da Animação, evento simultâneo de cinema no Brasil que é realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação. A exibição dos curtas com áudio-descrição tem como objetivo trazer o questionamento sobre a Acessibilidade Cultural e divulgar a áudio-descrição, uma narrativa que transforma o conteúdo visual em palavras para ampliar o entendimento de todas as pessoas e que ainda é pouco conhecida e difundida.

Todos concentradas na exibição da primeira sessão da Mostra. Foto: Eduarda Wilhelm Possenti.

Todos concentrados na exibição da primeira sessão da Mostra. Foto: Eduarda Wilhelm Possenti.

Foram realizadas duas sessões durante a tarde e uma à noite. Contando com a tradução simultânea de uma intérprete de LIBRAS, a solenidade de abertura foi feita pela aluna de Jornalismo da UFSM-FW e deficiente visual, Rubia Steffens, que leu um texto em braile e indagou à plateia: “Vocês leem com o que? Com os olhos? Eu leio com as mãos.” Antecedidas de uma apresentação cultural, a primeira sessão exibiu a Mostra do Dia da Animação de 2009 e contou com a presença de cerca de 500 crianças, lotando o auditório. Foram distribuídos refrigerantes e pipoca ao público. A segunda sessão começou às 15h30min, na qual exibiu-se a Mostra de 2013, que comemora os 10 anos do Dia Internacional da Animação. Durante a noite, houve bate-papo sobre Cultura e Inclusão Social, com a participação de Ana Grassi (presidente do COMPEDE-FW), Roberto Torres Junior (diretor da CUFA-FW) e Rubia Steffens (estudante de Jornalismo da UFSM-FW), seguindo com a exibição da Mostra 2013.

O evento teve como apoiadores culturais a Associação Brasileira de Cinema e Animação, a APAE-FW, a Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli, a Arbaza Alimentos, Refrigerante Bassu’s e Supermercado Razia.

Eduarda Wilhelm Possenti / Da Hora