Realizada em Frederico Westphalen a 1º Copa Tigre e Dragão de Taekwondo

Inicio da categoria Mirim. Foto: Carine Zandoná Badke

Início da categoria Mirim. Foto: Carine Zandoná Badke.

Aconteceu nesse domingo, dia 8 de dezembro, no Ginásio Itapagé, em Frederico Westphalen, a 1º Copa Tigre e Dragão de Taekwondo , o maior evento de Artes Marciais da região norte do estado do Rio Grande do Sul. O evento reuniu as melhores equipes de atletas do sul do país, que competiram em oito modalidades diferentes, das quais quatro eram abertas para outros estilos de artes marciais.

No Taekwondo, os competidores usam uma combinação de ataque com mãos e pés para superar um adversário.  Os poderosos chutes e socos associados ao esporte de ação fazem dele um dos espetáculos mais emocionantes.

O evento foi uma realização da Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen, juntamente com a Secretaria de Esportes , Juventude e Lazer, o FETERGS (Instituto Nacional de Taekwondo), a organização da CTAC Artes Marciais e a supervisão da Liga Nacional de Taekwondo – Chang Moo Kwan Brasil. A arbitragem ficou por conta da Federação de Taekwondo do Rio Grande do sul (FETERGS).

Luta da categoria Juvenil. Foto: Carine Zandoná Badke

Luta da categoria Juvenil. Foto: Carine Zandoná Badke.

As lutas foram disputadas pela parte da manhã e também pela parte da tarde, com diversas categorias e competidores de todas as idades. Além das lutas, houve a final de faixa do Ranking Faixas Pretas de 2013 (em que os competidores estavam buscando uma vaga para competir no Campeonato Brasileiro do ano que vem, em São Paulo), a competição de salto em distância, chute em altura, lutas lúdicas, lutas pre-competitivas, para as quais foram convidados competidores de Frederico Westphalen e de toda a região.

Luta da categoria Juvenil Feminina. Foto: Carine Zandoná Badke

Luta da categoria Juvenil Feminina. Foto: Carine Zandoná Badke.

Em entrevista, o professor e Faixa Preta Sergio Martilhena disse: “o nosso objetivo é convidar para que o pessoal se integre, pois eu tenho atletas que gostam de outras modalidades como a capoeira, a dança, e pra nós tanto faz o que o atleta vai fazer, mas sim que ele se dedique naquilo que vai fazer com seriedade. Independente se for lutar kung  fu, judô ou muay thai, o importante pra nós é o espirito marcial mesmo, aquele atleta que luta com respeito, respeita o pessoal lá fora, os adversários, e ele pode fazer diversas modalidades. Então o evento era isso: além de fazer as lutas, mostrar o nosso Taekwondo Olímpico, que é uma luta de contato, procuramos mostrar também que nós temos integração com outras artes.

A Copa Tigre e Dragão de Taekwondo foi a primeira realizada em Frederico Westphalen e contou com as presenças ilustres de grandes mestres do esporte, inclusive com presenças também de ex-integrantes da Seleção  Brasileira e Gaúcha de Taekwondo Olímpico, que foram os gaúchos de ouro em 1991.

 

Carine Zandoná Badke / Da Hora

 

 

About Agência Da Hora