Foi no sufoco

 

Nas penalidades, o União conseguiu passar para a próxima fase. Foto: Aline Magri

Nas penalidades, o União conseguiu passar para a próxima fase. Foto: Aline Magri

Os quase três mil torcedores que foram ao Vermelhão da Colina neste domingo, 11, tiveram um “teste para cardíaco”. Em uma partida carregada de emoção, o Leão da Colina conseguiu avançar para a fase semifinal da Divisão de Acesso vencendo por um placar de 6 a 5, nos pênaltis, a equipe do Ypiranga de Erechim, após um empate de 1 a 1 no tempo normal de partida. No jogo de ida, em Erechim, na quarta-feira, 7, o União voltou com um empate pelo mesmo placar na bagagem, resultado conquistado com a ajuda do goleiro Lúcio, que defendeu uma penalidade marcada para a equipe canarinha nos últimos minutos de jogo.

O Jogo

 

Torcida compareceu em peso e fez a festa. Foto: Dayana Giacomini

Torcida compareceu em peso e fez a festa. Foto: Dayana Giacomini

Jogando em casa, o tricolor frederiquense precisava apenas de um empate sem gols para passar para a próxima fase, mas o Ypiranga não se intimidou com a casa lotada e atacou o Leão. Logo nos primeiros minutos de jogo, Brandão, pela esquerda, avançou e adentrou na área, mas, em um corte providencial, Ronaldinho Gramadense afastou o perigo.

Aos 10 minutos, Jean Paulo fez cobrança de falta direta para o gol, Lúcio socou a bola para frente, e na sequencia Jésum salvou o União mandando a bola para longe. O tricolor também chegou com força aos 14 minutos, quando Diego Miranda cobrou escanteio, mandando a bola para a área, Talis cabeceou e Carlão fez grande defesa.

As chances de gols seguiam para as duas equipes, e foi o adversário que conseguiu furar o bloqueio e marcar. Aos 39 minutos, Jean Paulo, que recém havia recebido cartão amarelo por reclamação, aproveitou erro do União Frederiquense e saiu em contra-ataque, não perdoou e marcou o primeiro gol da partida, e com isso o Tricolor ficou pressionado para buscar a vitória.

 

Goleiro Lucio foi responsável por defender 3 penalidades. Foto: Aline Magri

Goleiro Lucio foi responsável por defender 3 penalidades. Foto: Aline Magri

O União voltou para o segundo tempo pressionando o Ypiranga. Porém em erros provocados pelos tricolores, a equipe canarinha causava perigo nos contra-ataques em velocidade. Aos 11 minutos, Saldanha ficou cara a cara com Lúcio, mas perdeu a oportunidade chutando para fora.

Mesmo em um momento tenso, a torcida do União, entusiasmada com bandeiras, sinalizadores e instrumentos musicais, seguia empurrando a equipe, até que, aos 16 minutos, o time correspondeu e fez com que pudessem comemorar. Rogério ia entrando na área quando foi derrubado, e o juiz assinalou a irregularidade. Diego Miranda chamou a responsabilidade para si, bateu e converteu, empatando a partida e dando um novo ânimo aos torcedores.

Após o gol de empate, as duas equipes seguiram tentando o gol da vitória, porém não foram eficazes. Com o resultado em 1 a 1, a decisão de quem iria para a próxima etapa foi para as penalidades.

A primeira cobrança foi da equipe canarinha, Jean Coral bateu e Lúcio fez a defesa para a alegria do torcedor. Na vez do União, Diego Miranda marcou.

A sequência das penalidades foi assim marcada:

União Acertos Erros Ypiranga Acertos Erros

 

Miranda   Jean Coral  

X

Ronaldinho  

X

Saldanha  
Matheus  

X

Brandão  
Rogério  

X

Amaral  

X

Lucas Viana   Flávio  

X

Almir   Jean Paulo  
Jésum   Anderson  
Willian   Gonçalves  
Lúcio  

X

Carlão  

X

Talis

André Bahia  

X

A cobrança da ‘próxima fase’ estava nos pés de Talis, que bateu e converteu para delírio da torcida. O grande destaque nas cobranças foi o goleiro Lúcio, que defendeu 3 penalidades. Com o resultado, agora o União enfrentará o Cerâmica, de Gravataí – que venceu o Santo Ângelo por 7 a 1 – na próxima quinta-feira, 15. 

 

Dayana Giacomini / Da Hora

 

Ficha técnica

União Frederiquense : Lucio, Matheus Ribeiro, Jésum, Talis, Ronaldinho Gramadense; Almir, Willian Bones, Diego Miranda, Leandro Rodrigues (Lucas Viana), Rogério e Paulinho Macaíba (Maranhão).

Técnico: Rodrigo Bandeira.

Ypiranga: Carlão, Jucemar, Gonçalves, Anderson Santos, Wesley (Jean Coral), Amaral, Guto (André Bahia), Gil (Flavio), Jean Paulo, Saldanha , Brandão.

Técnico: Leocir Dall’Astra.

Arbitragem: Roger Goulart.

Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi e Paulo Ricardo S. Conceição.

Gols: Jean Paulo (Y) e Diego Miranda (pen-U).

Cartões amarelos: Almir (U); Jean Paulo, Jucemar e Anderson Ssantos (Y). 

 

 

About Agência Da Hora