Aún no me gusta mi hermano – uma análise da representação da Argentina no Jornal Nacional

Argentina e Brasil são marcados por uma convivência conflitante ao longo da história. Ambos tiveram relações marcadas pelo conflito bélico e diplomático e concorrência econômica, porém, hoje, apesar de resquícios históricos e da marcante aversão de parte à parte no esporte, há o esforço de uma união aduaneira e de acordos internacionais para uma união entre os povos. Assim, nesse contexto, como é tratada a relação Brasil e Argentina no telejornal de maior de audiência do Brasil? Há um incentivo da rivalidade com o país vizinho de sua parte? O presente trabalho de pesquisa se dedica a fazer um estudo da representação que o telejornal Jornal Nacional, da Rede Globo de Televisão, faz da Argentina, e faz isso apoiando-se, em especial, no segundo nível da hipótese de Agenda-setting, o enquadramento, e do conceito de representação de Stuart Hall.

TCC Rodolfo Sgorla da Silva

Sobre Rodolfo Sgorla da Silva

Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria em 2013.