O objetivo desse estudo foi analisar as situações de comunicação, comentadas ou narradas, presentes em editoriais de três jornais. Sabe-se que o editorial é o espaço destinado à manifestação do ponto de vista do editor sobre algo que está acontecendo em nossa atualidade. Para chegar ao resultado, adotou-se a metodologia postulada por Weinrich (1964), em que o autor verifica as perspectivas comunicativas a partir de tempos verbais. Após a análise de quinze editoriais, os jornais de circulação mais abrangentes, Correio do Povo e Zero Hora tiveram como resultado a predominância do mundo comentado. Já o jornal Atualidades trouxe uma situação predominante do mundo narrado, em um de seus cinco editoriais utilizados em nossa análise. Portanto, observou-se um elevado uso da situação comunicativa de comentário, totalizando 14 editoriais com essas características verbais. Apesar de o jornal Atualidades apresentar ao leitor quem assina os editoriais publicados e quebrar a regra de deixar o autor invisível, este também se enquadra como editorial por conter em seu cabeçalho a denominação Opinião.
A perspectiva comunicativa em editoriais: um estudo a partir dos tempos verbais
Publicado em: editoriais, mundo comentado, mundo narrado, situações comunicativas, tempos verbais
– 2 de outubro de 2010
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