A posse do computador portátil, os usos da Internet e a reconfiguração do território informacional

Este artigo é o resultado de uma pesquisa de campo realizada para investigar os usos da internet à luz da territorialidade. Teve como objeto empírico um grupo de doze estudantes universitários que possuem computadores portáteis e acesso à internet. Partiu da hipótese de que esta ferramenta e os conteúdos disponíveis em escala mundial flexibilizam os usos e modificam as lógicas territoriais. Foi aplicada uma metodologia etnográfica que coletou os dados por meio de duas técnicas: observação e entrevista. Constatando que a territorialidade compreende dupla dimensão: material e simbólica. Ambas interferem nos conteúdos acessados; no itinerário em relação à zona de práticas sociais e as redes telemáticas, nos usos em função do campo específico de cada estudante e nos princípios de diversidade e distinção de cada campo.

Sobre Antônio Marcos Demeneghi

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.