Análise do jornalismo colaborativo na seção Leitor-Repórter do Zero Hora On-line

Percebendo a emergência de estudos na área de jornalismo colaborativo, o presente artigo analisa como se dá a prática colaborativa dos leitores da seção Leitor-Repórter do Zero Hora on-line. O estudo é construído com base em três elementos. O conteúdo, ou as notícias que são publicadas, verificando quais as formas que esses materiais obtêm. O colaborador, traçando um breve perfil de quem escreve para esta seção. E finalmente, o jornalista, objetivando identificar qual o papel do profissional em um contexto no qual leigos produzem conteúdo jornalístico. Para isso adotou-se como método de pesquisa a análise de conteúdo, bem como a aplicação de questionários aos colaboradores e jornalistas, com os quais se concluiu que colaboradores produzem um conteúdo diferenciado dos profissionais e que o jornalista atua como uma espécie de filtro.

Sobre Camila Tomazoni

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.