Apropriação do discurso de Atrevida por adolescentes da Região Norte do Rio Grande do Sul

As revistas, que surgiram como mídia essencialmente masculina, hoje definem com precisão o público pretendido, enunciando a mulheres de diferentes faixas etárias ou classes sócio-econômicas. Essas publicações, contudo, são produzidas essencialmente na região Sudeste do Brasil e voltam-se a leitoras de todo o país. A questão discutida neste artigo é a apropriação que leitoras adolescentes da região Norte do RS fazem de dicas de consumo e comportamento veiculadas na revista Atrevida. Como metodologia de pesquisa, optou-se pela análise de conteúdo da revista e por entrevistas em grupos focais com adolescentes nas cidades de Frederico Westphalen e Miraguaí. Os resultados finais, em resumo, apontam para a adaptação do consumo de produtos anunciados à realidade regional, através de costureiras e comerciantes, e para a preferência das leitoras pelo discurso sobre o comportamento amoroso.

Sobre Carina Venzo

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.