Comparativo das estratégias jornalísticas entre os posts e comentários do Blog do Noblat

O objetivo da pesquisa é traçar um paralelo entre os critérios de construção da notícia das postagens sobre o oferecimento da ajuda federal no combate à violência no Rio de Janeiro e os seus respectivos comentários. A base teórica para essa pesquisa são as definições do webjornalismo apresentadas por autores como Luciana Mielniczuk e Marcos Palacios. Esses autores apresentam em seus estudos as características do jornalismo praticado na web. Os operadores para analisar os critérios de construção da notícia são os valores notícia e o uso das fontes. A metodologia é a utilizada pelo Grupo de Jornalismo Online (GJOL) do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia associada à análise de conteúdo. Os resultados foram que os critérios de construção da notícia foram comprometidos pelo uso de poucas fontes nos posts e as informações adicionais nos comentários eram baseadas na opinião dos usuários frente às fontes.

Sobre Álvaro Silva

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.