Conectados (mas nem tanto): usos de TICs nas escolas técnicas de Frederico Westphalen

Este artigo busca compreender a interação entre TICs e alunos das escolas técnicas do município de Frederico Westphalen, interior do Rio Grande do Sul. Nesta pesquisa o ponto de partida se dá através da noção de Inclusão Digital, além do acesso e usos da Internet nestas escolas. Com isso, verifica-se em que medida os estudantes fazem uso da web conteúdos específicos à área de estudo, além do estímulo docente ao acesso a estes conteúdos. O esquema analítico ao estudo se baseia na Teoria Social do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Mediante a análise, verifica-se que as escolas apresentam deficiências em relação à inclusão digital dos seus respectivos estudantes, não utilizando a Internet de maneira satisfatória.

Sobre Daniela Balkau

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.