Critérios de publicabilidade: como os critérios de noticiabilidade são utilizados ou readaptados pela revista Superinteressante

O presente trabalho tem por objetivo descobrir se, e em que medida, os critérios de noticiabilidade são utilizados ou readaptados por uma revista mensal, no caso do nosso objeto, a revista Superinteressante, da editora Abril. Para realizar esta pesquisa, partimos do pressuposto que uma revista mensal, à priori, não deveria se valer dos mesmos critérios que são adotados por meios jornalísticos mais imediatos, como jornais diários e até semanais, e que, por esse motivo, deveria dispor de critérios próprios, adaptados às características da mídia revista de edição mensal. Através da análise de seis exemplares da publicação, tendo como foco apenas as matérias com chamada na capa, devido à necessidade de segmentar o tema, chegamos a algumas conclusões que tornaram falsos nossos pressupostos. A revista faz uso de vários critérios de noticiabilidade (podendo ter qualquer matéria enquadrada em algum deles) usando principalmente o critério que julgamos que menos seria usado, o da atualidade.

Sobre Douglas Horbach

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.