Entre meninos e meninas: o discurso sobre o relacionamento em revistas femininas voltadas a adolescentes e pré-adolescentes

Esta pesquisa tem como objetivo central verificar de que forma as revistas Atrevida e Atrevidinha constroem o relacionamento entre meninos e meninas para suas leitoras, público ainda em formação de identidade. Para tanto, foram analisados textos que abordassem o tema relacionamento entre gêneros nas duas revistas, com base na semiótica greimasiana. Selecionaram-se três edições de cada publicação, referentes aos meses de junho, julho e agosto. Em suma, constatou-se que ambas as revistas oferecem dicas de comportamento para suas leitoras e buscam seduzi-las a seguirem os conselhos apresentados. Contudo, enquanto em Atrevida o homem é representado como objeto de valor necessário para se alcançar a felicidade, em Atrevidinha quem assume esse papel ainda é a melhor amiga.

Sobre Aline Schuster

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.