Estrutura e organização das assessorias de imprensa nas prefeituras municipais da região do Médio Alto Uruguai do RS

Codemau

A pesquisa investiga a presença e atuação das assessorias de imprensa em 23 prefeituras municipais da região do Médio alto Uruguai (RS). Foi efetuada uma pesquisa exploratória, com aplicação de um questionário às prefeituras da região, pessoalmente, por e-mail ou por telefone, além de pesquisas nos seus respectivos sites. A escolha deste tema se justificou pela ausência de um levantamento desse tipo na região. O referencial teórico tem base na história da assessoria de imprensa e da comunicação governamental, fundamentada em autores como Brandão, Chaparro, Duarte e Torquatto. Os resultados indicam que há nas prefeituras apenas três profissionais formados atuando; que os veículos de comunicação mais usados são o rádio e o jornal impresso; e que todas as prefeituras realizam atividades de assessoria, porém somente 12 possuem esse serviço institucionalizado.

Este trabalho será publicado em revista científica.

Sobre Jogelci Oliveira

é Bacharel em Comunicação, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria, do Rio Grande do Sul, Brasil, campus de Frederico Westphalen.